Geral

Poder Público cobra celeridade e novas melhorias na Serra do Rio do Rastro

Prefeita de Lauro Müller se reuniu com o engenheiro da Secretaria de Infraestrutura do Estado (SIE) na última semana.

Divulgação

A Administração de Lauro Müller esteve reunida com um representante da Secretaria de Infraestrutura do Estado (SIE), na última semana. O objetivo da reunião foi alinhar o andamento das obras da Serra do Rio do Rastro, Rodovia SC-390, e solicitar novas medidas de melhoramento da Serra.

O engenheiro da SIE, Carlos Augusto Rogerio, apresentou que a previsão inicial do término da obra está programada para maio. Porém, a empresa responsável pelas obras protocolou um pedido de prorrogação com término indicado para outubro.

Com isso, a prefeita Saionara Bora, irá protocolar uma manifestação do município junto a SIE para redução dos prazos de término das obras.
“Vamos sugerir ao Governo do Estado que os prazos sejam readequados. Nossos empreendedores, assim como os serviços públicos da região e as atividades turísticas, não podem esperar novos longos cinco meses, para reabertura da Serra do Rio do Rastro”, destaca a prefeita.

Na oportunidade, foram discutidas ainda a limpeza de vegetação, revisão da sinalização, projeto de iluminação, recuperação da malha viária, captação de recursos para construção de pórticos e outras ações estruturantes que objetivam melhor atender as demandas de comércio e serviços ao longo da Serra do Rio do Rastro, bem como dos turistas e visitantes.

A reunião teve a participação ainda da vice-prefeita, Soraya Cúrcio Librelato, da técnica da Secretaria de Turismo, Aline Nandi e do Técnico de Gestão de Projetos, Charles Schelter.

Intervenções realizadas na Coluna White também foram pauta da reunião

Ainda durante a reunião, foi protocolado ofício com pedido de esclarecimentos sobre as intervenções que foram realizadas em um dos pontos da Coluna White com a concretagem de um dos principais pontos deste que é considerado um dos principais patrimônios geológicos do Brasil.
O engenheiro Carlos, explicou que na última semana realizou visita a este ponto da obra. Também estiveram no local dois técnicos do Ministério Público, a fim de, construírem uma solução para a ação de concretagem que foi realizada.

“Devemos receber nas próximas semanas o laudo da visita e as recomendações iniciais do MP. A partir deste momento devemos nos reunir com a empresa responsável pela obra para definição do que deverá ser feito, considerando que anteriormente não havia no projeto nenhuma recomendação ou indicação quanto a este tema”, detalha o engenheiro.

A prefeita destaca a importância da Coluna White. “Precisamos preservar nossa história e nossas singularidades. A Coluna White além do principal ícone do Ecomuseu, representa ainda uma parcela importante da história mundial. Enquanto poder público, vamos acompanhar de perto os desdobramentos e orientações do Ministério Público e devemos nos colocar novamente a disposição nos próximos dias, para que através da administração possamos dar todo o suporte necessário para a preservação e manutenção do nosso patrimônio”, ressalta Saionara.

Com informações da Prefeitura de Lauro Müller

Notícias Relacionadas

Prefeito de Joinville aponta caminhos para o crescimento da região Sul

Segundo Udo Döhler, em palestra na Associação Empresarial de Criciúma - ACIC, gestão pública eficiente, planejamento e união são as principais diretrizes.

Sinalização de trânsito da Serra do Rio do Rastro recebe melhorias; VEJA VÍDEO

No primeiro momento, foram colocados tachões na nas laterais e centro da pista, junto às estruturas já danificadas. 

Porteira para Dentro faz melhorias em acessos de empreendimento rural no Palermo, em Lauro Müller

Trabalhos executados pela Secretaria de Agricultura disponibilizaram melhorias no pavimento do acesso à propriedade e a novo espaço para turismo rural.

DTT: pesquisa aponta melhorias para o transporte público de Criciúma

Pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC) apontou os pontos positivos e negativos, que foram discutidos na manhã desta sexta-feira (14)