Geral

Polícia alerta para perfis com nome “Jonathan Galindo” que induzem ao suicídio

Responsáveis por esses perfis têm a intenção de assustar jovens e crianças, utilizando um tipo de máscara que lembra o "Pateta" - "Goofy".

Divulgação

Muita atenção, principalmente mães e pais. Perfis em redes sociais com o nome “Jonatan Galindo” têm assustado crianças na internet. Embora aparentemente ingênuo, trata-se de conteúdo de terror e mensagens que podem induzir inclusive ao suicídio. O alerta é feito por diversos órgãos de Santa Catarina.

A origem desses perfis se deu em 2017 em países de língua espanhola, sendo muito conhecidos no México. De acordo com a Polícia Civil, recentemente foi identificada uma migração para o Brasil. São perfis criados por imitadores, com conteúdo já em português.

Os responsáveis por esses perfis, conforme a polícia, têm a intenção de assustar jovens e crianças, utilizando um tipo de máscara que lembra o “Pateta” – “Goofy”, um pouco deformada e assustadora.

Ivan de Souza Castilhos, agente da Polícia Civil, explica que esses perfis têm poucas postagens e desafiam as pessoas a segui-los e enviar uma mensagem privada.

“Feito isso, é só esperar o retorno deles, que se dá através do envio de mensagens, vídeos, áudios ou até mesmo de uma ligação por vídeo ao vivo. O conteúdo da resposta tem a intenção de causar desconforto, medo e, em alguns casos, tenta provocar o suicídio”, afirma Castilho.

A polícia orienta que se for vítima destes perfis registre um Boletim de Ocorrência Virtual pelo site: delegaciavirtual.sc.gov.br ou informe pelo Disque Denúncia 181. Também está disponível o WhatsApp da Polícia Civil: (48) 9 8844-0011.

O alerta é feito pelo NIS (Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, a Ceij (Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude) e a Polícia Civil de SC.

Com informações do site ND Mais

Notícias Relacionadas

Tribunal de Justiça alerta para golpe de precatórios que registra 20 vítimas no Estado somente em 2020

Com os dados dos credores, uma quadrilha liga ou manda mensagem pelo aplicativo WhatsApp apresentando-se como funcionário do advogado da vítima, servidor do TJSC ou especialista que promete antecipar o pagamento mediante um depósito pelo serviço.

Polícia prende traficante e localiza mais de 700 pedras de crack em Tubarão

Os policiais ainda flagraram os filhos menores do homem embalando as drogas

Cidasc alerta que comércio ambulante de mudas em Santa Catarina é proibido e deve ser denunciado

Essa proibição tem como objetivos, evitar a introdução de novas pragas no estado, bem como garantir a idoneidade das mesmas, contribuindo para o aumento da produtividade e da competitividade do setor agrícola catarinense.

Polícia prende em SC quadrilha que fazia documentos falsos para foragidos da Justiça

Com novas identidades, criminosos conseguiam viver normalmente em Sombrio.