Segurança

Operação que envolve policiais de toda a região já resulta em cinco prisões e mais de 500 quilos de carne apreendidos

Além da carne, foram apreendidos drogas, armas e dinheiro na operação que também envolveu o Núcleo de Operação com Cães e o Serviço Aeropolicial.

Divulgação

ATUALIZADA – A Polícia Civil de Santa Catarina, através da Delegacia de Polícia de Morro da Fumaça, deu início à operação policial Hefesto, que visa cumprir diversas medidas cautelares decorrentes de duas investigações iniciadas em maio deste ano.

Ao decorrer das diligências, as investigações acabaram se conectando. Elas apuram crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, receptação, furto de gado, venda de carne de equinos/mulas moídos para consumo humano, posse e venda de armas, venda de produto veterinário falsificado e organização criminosa.

Participaram das buscas, por volta de 60 policiais civis de Criciúma, Içara, Balneário Rincão, Forquilhinha, Orleans, Cocal do Sul, Lauro Müller, Urussanga, com apoio do Núcleo de Operação com Cães (K9/NOC) da PCSC, do Serviço Aeropolicial (SAER) da PCSC. Também deram apoio três servidores da Cidasc, 12 policiais militares da Polícia Militar de Santa Catarina, comandados pelo capitão Tiago, bem como dois membros do IGP.

Até agora, são cinco presos em flagrante, sendo dois por tráfico de drogas e associação para o tráfico, um por desacato e dois por crime contra o consumidor (ter em depósito carne imprópria para o consumo para fins comerciais) e associação criminosa. Foram apreendidos por volta 520 quilos de carne, drogas, armas e dinheiro.

A maioria das buscas está concentrada no CTG Herança do Velho Pai, bairro Frasson, em Morro da Fumaça. Conforme o delegado Ulisses Gabriel, estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária, deferidas pela Justiça com o aval do Ministério Público de Santa Catarina.

Ainda está sendo apurado o uso indevido de caixas de uma rede de supermercados, para descobrir como as caixas foram levadas até o local, a rede de supermercados está auxiliando na investigação.

Hefesto é o Deus mitológico grego do fogo, em referência aos tropeiros que traziam gado e paravam em Morro da Fumaça, que acendiam fogueiras em seus acampamentos devido às neblinas existentes no local.

  • WhatsApp Image 2021-09-16 at 10.44.42 (1)
  • WhatsApp Image 2021-09-16 at 10.44.42
  • WhatsApp Image 2021-09-16 at 10.44.41
  • WhatsApp Image 2021-09-16 at 10.44.40 (1)
  • WhatsApp Image 2021-09-16 at 10.44.40
  • WhatsApp Image 2021-09-16 at 10.44.39

Notícias Relacionadas

Cidasc emite comunicado sobre proibição de fabricação, comércio, prescrição e uso do herbicida Paraquat no Brasil

A reavaliação toxicológica do paraquat foi determinada em 2008 pela Anvisa e finalizada em 2017

DIC de Criciúma apreende 1,5 kg de maconha e munição de calibre restrito

Colisão frontal deixa dois em estado grave na SC-108, entre Orleans e Urussanga

Um dos motoristas ficou preso às ferragens e teve o carro cortado para ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros.

Morador de Lauro Müller é baleado durante assalto a ônibus de comerciantes na BR-101; Veja vídeos