Segurança

Polícia Civil deflagra grande operação no Estado e prende mais de 40 criminosos

Em Tubarão, um mandado de busca e apreensão em desfavor de uma adolescente de 15 anos foi cumprido. Ela é suspeita de integrar facção criminosa.

Foto: Divulgação / Polícia Civil

A Polícia Civil, por meio de suas Delegacias Especializadas, realizou uma grande operação nesta quinta-feira em Santa Catarina que resultou na prisão de pelo menos 41 criminosos (12 na Capital e 29 nas demais regiões).

Na Capital e Grande Florianópolis (São José, Palhoça, Biguaçu), além do Rio de Janeiro, a Delegacia de Combate às Drogas – DECOD mobilizou 110 policiais civis para cumprir 25 mandados de busca e apreensão, 18 mandados de prisão temporária e 04 internações de adolescentes.

Nas demais regiões, 325 policiais civis das 26 Delegacias de Investigação Criminal – DIC cumpriram 74 mandados de busca e 59 mandados de prisão.

A operação no Bairro Monte Cristo resultou na prisão de 12 criminosos que atuavam em Florianópolis, São José, Biguaçu, Palhoça e Rio de Janeiro. O esquema foi descoberto a partir da localização de um pacote com seis quilos de maconha endereçado a uma pessoa que morava no Rio de Janeiro, pelos Correios.

A partir deste fato, os agentes da DECOD começaram uma investigação e descobriram que os criminosos catarinenses tinha uma conexão com traficantes independentes do Rio de Janeiro.

“O grupo fazia parte de uma organização baseada no Bairro Monte Cristo e com ramificação na Grande Florianópolis e as remessas eram mensais ou quinzenais, conforme a demanda”, explicou o Delegado da DECOD, Attílio Guaspari Filho, que coordenou a operação.

O Delegado Geral Adjunto, Luiz Ângelo Moreira, apresentou o balanço do trabalho das Delegacias de Investigação Criminal – DIC das operações realizadas nesta quinta-feira (12) nas demais regiões.

“Foram 29 presos, 3,8 quilos de drogas (maconha e crack ) e 74 mandados de busca e apreensão. Considero uma operação bastante exitosa mas que ainda está em andamento em algumas cidades e novas prisões ainda podem ser feitas”, destacou o delegado Luiz Ângelo Moreira.

Lages

No município de Lages, a DIC, com o apoio de todas as Delegacias da Regional, além da DIC de Curitibanos, cumpriu 13 mandados de busca domiciliar durante a manhã – 12 deles foram cumpridos em Lages e um no município de Curitibanos. Como resultado, apreendeu-se celulares, balanças de precisão, drogas e outros materiais que servirão como base do processo. Duas pessoas foram detidas.

Chapecó

Treze mandados de prisão foram cumpridos em Chapecó, por crimes de tráfico de drogas, homicídio, furto, roubo, receptação e porte ilegal de arma de fogo, como resultado de operação desencadeada pela 12ª Delegacia Regional, que envolveu DIC, DPCAI, NINT, 1ª DP, 2ª DP e 3ª DP.

Joinville

A operação de Joinville começou num imóvel abandonado, antigo motel da cidade, onde invasores estavam praticando delitos. Vinte pessoas foram abordadas e identificadas. Os policiais também fizeram vistoria e abordagens na Rodoviária da cidade. Quatro mandados de prisão foram cumpridos, durante as ações de hoje. Um homem de 28 anos foi preso por uso de documento falso, tráfico e receptação, outro de 24 foi detido por homicídio, organização criminosa e corrupção de menor, um indivíduo de 23 anos também foi preso por porte de arma, e um último foragido foi encontrado. No total, 15 policiais da região participaram nas 7 horas de operação.

Tubarão

No bairro Passagem, em Tubarão, como resultado das diligências um mandado de busca e apreensão em desfavor de uma adolescente de 15 anos foi cumprido. Ela é suspeita de integrar facção criminosa. Em outras incursões, os policiais abordaram suspeitos de tráfico e apreenderam um revólver calibre .38 com seis munições.

Total

Ao todo, 26 DICs participaram das operações no Estado de Santa Catarina: Lages, Joinville, Chapecó, Palhoça, São José, Jaraguá do Sul, Tubarão, Balneário Camboriú, Blumenau, Araranguá, Itajaí, Porto União, Videira, Joaçaba, Campos Novos, Ituporanga, São Joaquim, Curitibanos, São Bento do Sul, Rio do Sul, Canoinhas, Mafra, Caçador, Brusque, Concórdia e São Miguel do Oeste.

Com informações da Rádio Hulha Negra

Notícias Relacionadas

Polícia Civil cumpre mandados contra suspeitos de latrocínio em Sombrio

DIC de Criciúma apreende 1,5 kg de maconha e munição de calibre restrito

Revólver, munições e droga são encontrados durante blitz realizada pela PMRv de Içara

Ciclista morre após ser atropelado na SC-285, em Araranguá