Segurança

Polícia Civil deve iniciar greve nesta segunda-feira

A semana não inicia bem para o governo de Santa Catarina. Raimundo Colombo terá o desafio de tentar contornar a greve da Polícia Civil, que inicia hoje em todo o Estado. Os policiais deverão cruzar os braços em protesto. Os profissionais estão com os salários defasados há mais de uma década e amargando o posto de uma das piores remunerações do Brasil.

De acordo com o coordenador das mobilizações do Sindicato dos Policiais Civis de Santa Catarina (Sinpol/SC), Arilson Carlos Nazário, a greve geral deverá ser deflagrada às 8h de hoje e os policiais deverão permanecer na frente das delegacias. Ainda de acordo com ele, durante o fim de semana, o secretário da Fazenda chegou a ligar para o presidente do sindicato, na tentativa de impedir a paralisação.

“Houve um contato, um simples telefonema, do secretário da Fazenda, inicialmente para uma reunião às 19h de segunda-feira, mas ao perceber que não vamos retroceder com a greve, ele antecipou o encontro para o período matutino. Se nesta última semana o assunto foi o frio, a alta temperatura da greve geral da Polícia Civil será o assunto desta”, descreveu Arilson nas redes sociais ontem, segundo Jornal Diário do Sul.

Conforme nota oficial divulgada pelo Sinpol, o comunicado de greve aconteceu com 72 horas de antecedência e após 15 dias de indicativo dado ao governo. Ficarão parados os serviços das delegacias de polícia, inclusive unidades especializadas, Detran, Ciretrans e Citrans (unidades que emitem documentos de trânsito, bem como serviços relativos à fiscalização de jogos e diversões). Serão mantidos apenas o atendimento com 30% do efetivo em casos graves, conforme a lei.