Segurança

Polícia está em alerta na região devido a suposta nova onda de ataques

A terceira onda de ataques criminosos pode ter começado nesta semana no Estado. A primeira foi em novembro de 2012 e a segunda teve início em janeiro deste ano. Desde segunda-feira, dois ônibus foram incendiados. O último foi em Criciúma. Com os atentados, a polícia de toda a região está em alerta.

“A segurança nas instalações físicas dos órgãos de segurança foi reforçada e o cuidado durante as abordagens também. Em uma situação dessas, todos os policiais redobram os cuidados. Na nossa região está tudo tranquilo. Vamos continuar com as operações nas áreas de risco e o efetivo está de sobreaviso se algo acontecer”, detalha o comandante do 5° Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Giovani Livramento.

O comando-geral da Polícia Militar em Santa Catarina diz, através da assessoria de comunicação, que as ocorrências registradas nesta semana podem ser consideradas ataques contra o Estado. A corporação informa que tomou medidas preventivas e opressivas, além de considerar o período de crise.

Em novembro do ano passado, na primeira onda de ataques, foram registradas 58 ocorrências, sendo 27 delas ataques a ônibus, em 16 cidades. Já a partir de janeiro, a violência voltou e a situação ficou ainda mais fora de controle. Segundo o Diário do Sul Foram mais de 110 ataques. Só contra ônibus foram 45 e 32 contra edificações.

Após muita pressão, o governador cedeu e aceitou ajuda da Força Nacional, até que a situação voltasse ao controle. Centenas de pessoas foram presas.