Geral

Polícia Militar lançará concurso público ainda em dezembro

Edital do certame, para mil novas vagas, deve ser publicado em até duas semanas

Foto: Daniel Búrigo / A Tribuna / Arquivo

A Polícia Militar de Santa Catarina deverá ganhar um importante reforço a partir de 2019, com o ingresso de mil novos policiais militares na corporação. O fato se tornará realidade, de acordo com o comandante da PMSC, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, porque a contratação da empresa que ficará responsável pelo concurso público já está em tramitação.

Segundo o comandante, a expectativa é que o edital saia em até duas semanas, ainda no mês de dezembro. “A prova fica para o ano que vem, mas o edital deverá ser lançado ainda neste ano. Vai ser um reforço considerável para a Polícia Militar de Santa Catarina, uma vez que essas mil vagas representam dez por cento do total do nosso efetivo, já que atualmente somos dez mil”, ressalta.

No Sul catarinense, a 6ª Região de Polícia Militar aguarda com anseio o início do novo certame. “Já nos cadastramos para ter três escolas dentro da 6ª RPM, uma turma com 30 aprovados em Araranguá e duas turmas, com 60 futuros policiais, em Criciúma. Dentro desse número, acredito que acho que vai ser algo possível se trabalhar que os formados permaneçam aqui”, argumenta o comandante da 6ª RPM, coronel Cosme Manique Barreto.

Para Barreto, a perspectiva é que o Sul consiga um bom incremento em seu efetivo com o novo concurso. “Em se começando o curso no início de 2019, espera-se que o resultado positivo seja colhido até o fim do ano que vem. Ter mais policiais é sempre bom, não vamos dizer que estamos em uma situação extrema, mas um incremento é importante. Essas turmas, provavelmente vamos trabalhar para destiná-las mais para os maiores municípios, aqueles que vão dar apoio aos demais em uma eventual necessidade”, completa.

Novos investimentos

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) formalizou a devolução de R$ 20 milhões ao Tesouro do Estado, provenientes da economia feita pela instituição no exercício de 2018. Na oportunidade, sugeriu que sejam repassados 25% desse valor, o equivalente a R$ 5 milhões, para os cofres da Polícia Militar.

Nesse cenário, conforme o comandante-geral, o recurso será investido em três ações: aquisição de novas viaturas, que serão empregadas na Operação Verão 2018/2019, aquisição de um novo software para ajudar na prevenção à criminalidade e investimento no projeto de novas bases modulares para municípios em que a PM possui instalações precárias.

Com informações do Portal 4oito

Notícias Relacionadas

Colisão frontal deixa dois em estado grave na SC-108, entre Orleans e Urussanga

Um dos motoristas ficou preso às ferragens e teve o carro cortado para ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros.

Comissão organizadora discute medidas de segurança para a Agromel, em Içara

Idosa é estuprada após assalto, em Timbé do Sul

Proprietário de lavação é preso por tráfico de drogas em Orleans

Na delegacia, o acusado confirmou que entregou 15 gramas de crack para o usuário em troca de um Fiat Uno com problemas mecânicos.