Trânsito

Polícia registra em média dois tombamentos de caminhões por semana

Entre os principais motivos estão o excesso de velocidade e a sonolência do motorista

Não é raro ver caminhões tombados às margens das rodovias, sejam federais ou estaduais. Na BR-101 sul, entre Garopaba e Passo de Torres, na divisa com o Rio Grande do Sul, este tipo de ocorrência é corriqueira. São pelo menos dois tombamentos por semana.

“O que preocupa é que esta estatística pode ser ainda maior, já que muitos não fazem o registro”, alerta o policial rodoviário federal de Tubarão, Anderson Dal-Bó.

Conforme matéria do Notisul, entre as principais causas deste tipo de acidente estão o excesso de velocidade, a imprudência e a sonolência dos caminhoneiros. A pressão para entregar a carga em prazos cada vez mais curtos, fazem com que muitos motoristas utilizem métodos perigosos, como medicamentos controlados, para conseguir dirigir a madrugada toda, sem parar para descansar.

O uso de anfetaminas é algo que não começou a percebido hoje. Na verdade a prática é antiga, o que preocupa é o crescimento do número de usuários.

Um dos maiores perigos é que o motoristas que utiliza este tipo de medicamento por dias, sem interrupção, dorme instantaneamente quando o efeito da droga acaba.

O resultado, quando de menor proporção, são acidentes como tombamentos. Mas em casos mais graves, a colisão pode acabar em morte, inclusive de terceiros.