Segurança

Policiais de Tubarão homenageiam a primeira delegada do país

Foto: Divulgação

Após um minuto de silêncio e o trânsito paralisado, policiais do Complexo de Delegacias de Polícia Civil de Tubarão homenagearam a primeira mulher a assumir o posto de delegada no Brasil. Lucia Maria Stefanovich, 69 anos, morreu na madrugada de ontem e foi sepultada às 18h do mesmo dia.

A delegada, natural de Lauro Müller, estava internada no Hospital de Florianópolis, após um AVC. Apesar de aposentada, Lucia continuava atuando na 2ª Delegacia de Polícia da Capital. A paixão pelo serviço policial começou na faculdade de Direito. Durante os 45 anos na atividade policial, ganhou o respeito e a admiração dos colegas de trabalho.

“Ela foi motivo de orgulho para todos os delegados, em especial para as mulheres. Tem todo nosso respeito”, diz a delegada regional de Tubarão, Vivian Selig. Após o minuto de silêncio, Vivian autorizou que todas as viaturas posicionadas em frente ao complexo tivessem suas sirenes ligadas como forma de homenagem à Lucia.

Lúcia foi a primeira delegada geral do país e única secretária de Segurança Pública de Santa Catarina, entre 1995 e 1998, conforme o governo do Estado. Ela também foi quem criou uma delegacia especializada no atendimento a mulheres, na década de 1980. Luto foi decretado no Estado por um dia.

Com informações do Jornal Diário do Sul

Notícias Relacionadas

Ciclista morre após ser atropelado na SC-285, em Araranguá

Idoso é preso ao furtar whisky e lâminas de barbear em supermercado de Tubarão

O fato aconteceu nesta segunda-feira (26), na área central. O segurança do local o abordou e o encaminhou até uma sala onde foi verificado o furto.

Jovem embriagado bate carro e dirige por 3 km com pneus estourados em Urussanga

Motorista de 19 anos colidiu antes em barranco na SC-445. Segundo a PMRv, ele tinha saído de uma festa onde passou a madrugada, momentos antes do acidente.

Operação contra o furto de gado é realizada no Sul

As fiscalizações aconteceram em Gravatal, Içara, Morro da Fumaça e Bom Jardim da Serra. Pelo Estado, outras cidades também fazem parte das investigações.