Segurança

Policiais salvam a vida de bebê de um mês

Mãe chegou com a filha engasgada no posto da PMRv de Cocal do Sul, e os policiais de plantão conseguiram salvá-la antes de levá-la ao hospital

Foto: Amanda Garcia Ludwig/Engeplus

Foto: Amanda Garcia Ludwig/Engeplus

Os nomes Edson e Heitor marcaram a vida de Emanuele, uma bebê de um mês de idade, na madrugada desta quarta-feira (15). A mãe Anice de Fátima Oliveira se lembrará dos dois “para sempre”, como ela mesmo diz. Edson Milton Sant’Ana e Heitor Souza de Oliveira são soldados que estavam de plantão no posto da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) de Cocal do Sul durante esta noite.

Conforme reportagem do site Engeplus, a mãe se assustou quando a bebê engasgou tomando leite. Ela acordou o marido e os vizinhos, mas mesmo com todas as tentativas, Emanuele chegou a desmaiar em seus braços. No caminho para o hospital em Criciúma, Anice decidiu pedir ajuda no posto policial. Os soldados realizavam os procedimentos de primeiros socorros quando ouviram a bebê chorar novamente.

“O choro dela aliviou a todos, pois foi o sinal de que ela havia voltado a respirar. Assim que conseguimos fazer com que ela respirasse novamente, levamos a bebê junto com a mãe ao Hospital São José, em Criciúma, que era o que estava mais perto de nós”, explica o soldado Sant’Ana.

Agora Emanuele está em observação no Hospital Infantil Santa Catarina. Anice, que tem 37 anos, agradeceu a ajuda dos policiais. Ela comenta que nunca havia imaginado que passaria por uma situação parecida com esta. “Foi bastante difícil, fiquei assustada, mas agora estou tranquila”, comemora.

O soldado Heitor explica que raramente situações como esta chegam aos postos da PMRv, mas frisa que os policiais estão preparados para ajudar. “Esta foi a primeira vez que nos deparamos com esse tipo de situação, mas salvamos a criança. Em casos de emergência, é preciso pedir ajuda no local mais próximo”, pondera.