Segurança

Policiamento comunitár​io amplia segurança na região universitária

Foto: Portal Satc

Foto: Portal Satc

O trabalho diário de dois policiais militares tem melhorado a segurança na região universitária. Atuando desde o início de março, os soldados Ederson Franca de Machado e Ramon Maurílio Grassa, realizam o patrulhamento do terminal do Pinheirinho e dos colégios. A ação, que faz parte da proposta de policiamento comunitário, já surtiu efeito. “Dois adolescentes foram apreendidos e também uma motocicleta adulterada. Os policiais atuam na região da Satc, Cedup e Unesc, além do terminal, fazendo o deslocamento com motocicletas”, explica o tenente Marcelo Rodrigues, responsável pelo Comando da 3ª Companhia do 9º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Criciúma.

Os dois soldados chegam no período matutino e ficam até à noite, fazendo rondas e alternando as paradas em pontos estratégicos. “Essa proximidade entre as instituições de ensino e a comunidade é importante, porque ajuda a coibir a ação criminosa”, pondera o tenente Rodrigues.

No contato diário, os soldados repassam dicas e orientam os jovens. “Sempre que possível procuramos passar orientações aos alunos, pedindo para que evitem ficar com aparelhos como celulares ou outros eletrônicos à mostra. Procuramos fazer o trabalho preventivo”, destaca o soldado França.

A presença policial próximo às escolas é resultado de uma parceria das instituições com o comando do 9º BPM. “Estávamos tendo problemas constantes com o roubo de celulares e bonés de nossos alunos após a saída das aulas. Na conversa com os policiais, veio o retorno e a implantação da ronda escolar, o que reduziu as ocorrências. Hoje, o trabalho da PM é muito importante”, destaca a assessora pedagógica da Satc, Mafalda Rosso Izidoro.

Dentro dos muros da Satc, o trabalho de orientação é realizado pelos orientadores educacionais e disciplinares. Dicas são repassadas aos alunos, como evitar ficar com o celular exposto, ou levar outros aparelhos eletrônicos na mão. “Esperamos que essa parceria com a Polícia Militar continue por tempo indeterminado”, afirma Mafalda.  

Colaboração: Portal Satc