Economia

Políticos e lideranças do Sul se reúnem e debatem os royalties do petróleo

Municípios estão na batalha para que a presidente Dilma Rousseff sancione o projeto de lei que redistribui de forma igualitária os royalties

Estiveram reunidos na tarde dessa terça-feira na Assembleia Legislativa, em Florianópolis, lideranças empresariais, deputados e prefeitos dos três Estados do Sul do Brasil. Na pauta, a redistribuição dos royalties do petróleo. Os municípios da Região Carbonífera estão na batalha para que a presidente Dilma Rousseff sancione o Projeto de Lei 2.565, já aprovada na Câmara dos Deputados para a redistribuição dos royalties do petróleo para todos os municípios do Brasil.

Conforme o prefeito de Siderópolis e presidente da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), Douglas Warmling, a reunião foi positiva. “Foi realizada uma entrevista coletiva, onde expusemos as condições dos royalties do petróleo. Para nós, esta divulgação é muito importante. Todo e qualquer apoio da imprensa é essencial, pois faz com que se crie uma pressão para aprovação do projeto”, destaca Warmling.

Ele acrescenta que, no Sul, a votação em favor da redistribuição dos royalties é unanimidade. “Todos estão a favor da aprovação da lei. Esta é uma maneira de amenizar a crise que os municípios enfrentam”, pontua.

De acordo com Warmling, os prefeitos não estão aderindo a uma possível paralisação dos municípios do Sul do Brasil, que aconteceria nesta quinta-feira, dia que a presidente vai sancionar ou vetar a nova lei. Apenas os serviços essenciais funcionariam nas cidades “Percebo que os prefeitos estão com um pouco de receio, mas em Siderópolis uma manifestação será realizada amanhã”, adiantou à reportagem do Portal Engeplus.

Segundo a secretária de administração do município, Bárbara Bonassa, às 11 horas servidores vão se reunir em frente ao Paço Municipal, na área central do município, onde serão expostos detalhes sobre a campanha Sanciona Dilma.