Geral

Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, segue sob monitoramento técnico

Avaliações devem continuar até o início de outubro; tráfego permanece restrito a uma faixa por sentido e limite de 50 km/h.

Foto: CCR ViaCosteira

A Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, segue sendo acompanhada por equipes técnicas que monitoram o comportamento da estrutura. As avaliações incluem dados coletados por sensores e informações obtidas durante inspeções realizadas no local.

O acompanhamento é realizado para ampliar a base de dados disponível e auxiliar os especialistas na análise da necessidade de novos reforços estruturais. De acordo com a ViaCosteira, concessionária responsável pelo trecho, os resultados obtidos até o momento apontam comportamento considerado adequado da ponte.

Com as condições atuais, a estrutura permanece liberada para a circulação de veículos, seguindo as regras operacionais estabelecidas no trecho.

O tráfego continua funcionando em uma faixa para cada sentido, com velocidade máxima de 50 km/h sobre a ponte.

Também permanece a restrição para veículos que transportam cargas excedentes com mais de 10 toneladas por eixo ou largura superior a quatro metros. Nesses casos, a passagem depende dos procedimentos específicos de autorização já adotados para o trecho.

Monitoramento segue até outubro

As avaliações técnicas devem continuar até o início de outubro. Durante esse período, os especialistas devem reunir novas informações sobre o comportamento da estrutura e aprofundar as análises realizadas desde o início do acompanhamento.

Os dados coletados serão utilizados para definir eventuais intervenções e reforços que possam ser recomendados pelas equipes responsáveis.

Enquanto os estudos continuam, a circulação de veículos permanece submetida às restrições atualmente estabelecidas na ponte.

A Ponte Anita Garibaldi é um dos principais pontos de ligação pela BR-101 na região de Laguna. O monitoramento busca acompanhar as condições da estrutura e orientar as próximas medidas técnicas relacionadas à manutenção e à segurança do trecho.

Notícias Relacionadas

Técnico do Criciúma vai à Justiça Eleitoral justificar voto e é orientado a procurar local de votação

Umberto Louzer esteve na sede da Justiça Eleitoral por volta das 16h e depois seguiu até o Colégio Lapagesse para realizar o procedimento.

Alerta severo: Defesa Civil monitora seis pontos de maior atenção em Criciúma

Três locais ficam na Grande Rio Maina, além de pontos no Sangão, São Roque e Quarta Linha; até as 8h desta terça-feira, nenhum chamado relacionado à chuva de hoje havia sido registrado.

Umberto Louzer é o novo técnico do Criciúma para a reta final da Série B

Treinador estava no Guarani e assume o Tigre com nove jogos pela frente na fase classificatória e a possibilidade de mais dois confrontos no mata-mata do acesso.

Litoral do Sul de SC registra recorde de pinguins-de-Magalhães em 2026

Monitoramento encontrou 1.054 pinguins durante o inverno, maior número registrado em 11 anos de acompanhamento no Trecho 2 do PMP-BS.