Geral

Ponte Anita Garibaldi: tráfego será liberado só em setembro

É o que apontam os estudos realizados pela Unisul referentes à execução das obras de duplicação da BR-101

Foto: Elvis Palma/Divulgação/Notisul

Foto: Elvis Palma/Divulgação/Notisul

Pagamento instável, ajustes não previstos e iluminação em licitação são fatores que podem atrasar o cronograma da obra da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna. Estudos da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), com patrocínio da Federação das Indústrias do estado (Fiesc), apontam que a ponte será liberada para o tráfego somente no segundo semestre.

O relatório é referente à execução das obras, específico nos prazos de cada etapa. O coordenador técnico do estudo, Valter Schmitz, diz que a ponte não estará concluída e liberada ao tráfego antes de setembro. “Uma ponte depende de iluminação, que ainda está em licitação. A previsão se confirma se os pagamentos do governo à empreiteira forem regularizados. No momento são quatro meses de atraso”, destaca.

Segundo o Jornal Notisul, os estudos mostram que por causa do atraso nas obras da ponte sobre o Rio Tubarão, na saída do Túnel do Formigão, os serviços de duplicação da BR-101 trecho sul só serão efetivamente entregues no segundo semestre do próximo ano. “A duplicação não estará concluída antes de meados de 2016, isso, se admitirmos a alteração da obra no Morro dos Cavalos, aceitando-se o alongamento das pistas em substituição aos túneis”, destaca Valter.

Para o Dnit data será mantida

Em nota, o representante do Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (Dnit/SC) afirma que o cronograma de entrega da obra continua em maio deste ano e que não há uma data para a entrega da ordem de serviço para o início das obras de iluminação. A questão do pagamento às empreiteiras deve ser resolvida até o dia 25 por meio do Ministério da Fazenda.