Geral

Ponte Anita Garibaldi volta a ter iluminação cênica acessa

Um espetáculo, ocorrido nesta segunda (8), marcou a volta da iluminação na ponte e a abertura das comemorações dos 200 anos da lagunense Anita Garibaldi.

Divulgação

Cartão-postal erguido sobre as águas do Canal de Laranjeiras, a Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, voltou a ter sua iluminação cênica acessa nesta segunda-feira (8). Um ato marcou a abertura das comemorações do bicentenário da heroína lagunense que confere nome à ponte.

Por causa da pandemia da Covid-19, o espetáculo “Luzes para Anita em seu Bicentenário” aconteceu sem público, mas foi transmitido pela internet. Autoridades regionais e do Estado estiveram presentes.

“Hoje é um dia importante para comemorar o bicentenário de Anita e, ao mesmo tempo, o retorno da iluminação cênica. É a resolução de um problema histórico. Trata-se de um exemplo prático das concessões e parcerias público-privadas melhorando a vida dos cidadãos”, afirmou o governador Carlos Moisés (PSL). Inaugurada em 2015, já houve uma série de problemas para manutenção do serviço.

A cerimônia, que foi organizada pela concessionária CCR Via Costeira, responsável pelo trecho sul da BR-101, deu o pontapé inicial das comemorações dos 200 anos da personagem histórica. De acordo com Moisés, a empresa passará a manter a iluminação cênica em caráter permanente.

O historiador Adílcio Cardorin afirma que a volta das luzes garantirá ainda mais importância à estrutura. “A ponte Ponte Anita Garibaldi, que já é um conjunto arquitetônico majestoso, ela passa a ter um realce muito maior e se transforma num grande cartão postal, não só nacional, como internacional também”, disse.

Em plena Semana da Mulher, a vice-governadora Daniela Reinehr aproveito para homenagear Garibaldi. “É tempo de pensamos em todas as nossas mulheres, desde as anônimas às célebres, mas todas muito aguerridas, assim como o nosso povo catarinense, que faz o diferencial do nosso Estado”, afirmou.

FCC

Quem também participou da solenidade foi Ana Lúcia Coutinho, presidente da FCC (Fundação Catarinense de Cultura).

A fundação lançou um catálogo da Biblioteca Pública de Santa Catarina reunindo diversas matérias e artigos sobre a “heroína de dois mundos”, publicados em jornais digitalizados pela Hemeroteca Digital Catarinense.

Com informações do site ND Mais

Notícias Relacionadas

Usina é vista como solução para iluminação da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna

Três anos depois de inaugurada, Ponte Anita Garibaldi continua “sem dono”

Nova opção para conta de luz da ponte Anita Garibaldi

VÍDEO: Referência na região, Eletro Jo celebra uma década de sucesso em Orleans

A loja conta com a linha completa de materiais elétricos residenciais, comerciais e industriais e destaca-se pelo atendimento, produtos e responsabilidade no que faz.