Geral

Ponte Baixa é a primeira comunidade de São Ludgero que recebe reunião para esclarecer sobre a Raiva Bovina e a Cigarrinha-do-Milho

A Raiva Bovina é uma doença transmitida pelos morcegos

Divulgação

Com o objetivo de esclarecer e combater a Raiva Bovina e a Cigarrinha- do-Milho inicia hoje, terça-feira, 26 de outubro, às 19 horas, no Salão Comunitário da comunidade da Ponte Baixa, a primeira reunião de uma série que serão realizadas nas comunidades de São Ludgero. As reuniões técnicas são uma iniciativa da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), conta com a parceria da Secretaria de Agricultura, Comércio, Indústria e Turismo e participação da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).

A Raiva Bovina é uma doença transmitida pelos morcegos. A doença é causada por um vírus que pode infectar animais domésticos e selvagens, e pode ser transmitida às pessoas pelo contato com a saliva infectada através de mordidas ou arranhões. O assunto está preocupando as autoridades locais. Na comunidade da Ponte Baixa o tema será abordado pelo Médico Veterinário da Cidasc, Eliéser Gobbe.

Outro tema que preocupa é a incidência da Cigarrinha-do-Milho, transmissora de agentes causais de doenças denominadas de enfezamentos na cultura do milho, que tem causado impactos na produção do grão. Como sintomas o avermelhamento e amarelecimento das folhas, encurtamento de entrenós com redução do porte das plantas, multi-espigamento e a má formação de espigas e grãos, o que afeta diretamente o rendimento das lavouras. O tema será abordado pelo Engenheiro Agrônomo da Epagri, Igor Franz Dittert.

O Secretário de Agricultura, Comércio, Indústria e Turismo, Paulo Sérgio Lorenzetti, reforça a importância da participação das famílias para adquirirem conhecimento, entender melhor as doenças, sanar dúvidas e receber orientações importantes de como prevenir e combater. “É uma ação que busca levar informações importantes às famílias rurais”, pontua o secretário.

Notícias Relacionadas

Dez escolas municipais de Criciúma já tiveram seus documentos antigos digitalizados

Objetivo da Secretaria de Educação é criar acervo com decretos, cadastros de estudantes e professores, fotos históricas e demais documentos das unidades de ensino

Colégio Satc inicia transição de alunos para novas séries

Desafios e mudanças para os alunos que passam para o Ensino Fundamental são monitorados pelo corpo pedagógico

“Estamos perto de ver o topo da inflação”, diz presidente do BC

Campos Neto afirma que pode haver melhora no ano que vem

Queda de elevador deixa um homem ferido dentro de padaria em SC

Estado de saúde da vítima é estável; acidente aconteceu no bairro América