Geral

Ponte de Cabeçuda, em Laguna, começa a ganhar forma

Canteiro de obras, às margens da BR-101 e da Lagoa Santo Antônio dos Anjos, na comunidade de Cabeçuda, em Laguna, tem cerca de um quilômetro

A ponte sobre o Canal de Laranjeiras, na comunidade de Cabeçuda, em Laguna, toma forma. Os trabalhos iniciaram em outubro do ano passado. São assinados pelo consórcio Ponte de Laguna, formado pelas empresas Camargo Corrêa-Aterpa/M.Martins-Construbase. O canteiro de obras, às margens da BR-101 e da Lagoa Santo Antônio dos Anjos, fica maior a cada dia.

Hoje, ocupa uma área de um quilômetro. No momento, o serviço realizado é o escavação de novas estacas e a finalização de outras. Ao todo, dos 20 pilares projetados, quatro estão concretados e outros oito seguem em edificação.

Para a construção do acesso norte da ponte serão executadas 20 estacas (camisas), em dez pares. A frente de trabalho alocada em Cabeçuda é a primeira ação direta de construção da ponte sobre o canal.

Outros trabalhos foram iniciados anteriormente, mas para dar suporte à construção, como a preparação do desvio lateral, a dragagem da Lagoa Santo Antônio dos Anjos e a construção do canteiro central, no bairro Mato Alto.

Em função da grande movimentação às margens da BR-101, motoristas que circulam pela rodovia e pedestres devem redobrar a cautela. A frente de obras é toda cercada por tapumes.

Conforme matéria do Notisul, a medida traz segurança ao local e faz com que o trânsito flua melhor – os equipamentos imensos chamam a atenção das pessoas, que antes paravam para fotografar e ampliavam ainda mais o congestionamento no trecho.

A velocidade máxima permitida no segmento onde está o canteiro de obras é de 60 quilômetros por hora. Para os pedestres, dois pontos para travessia foram implantados no trecho.