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Ponte de Laguna: aduelas começam a ser instaladas na lagoa Santo Antônio

O consórcio Ponte de Laguna inicia nesta quarta-feira, 27, o içamento e instalação de aduelas nos vão sobre a Lagoa Santo Antônio dos Anjos, para construção de pistas elevadas sobre o Canal de Laranjeiras. Todos os dez vãos em terra têm aduelas instaladas e o consórcio parte agora para a instalação na lagoa, onde serão empregadas as balsas para transporte e ponto de partida do içamento. A estrutura em construção está alocada no km 313 ao km 315 da BR-101 Sul catarinense, no bairro Cabeçuda, em Laguna.

Os trabalhos estão alocados no décimo primeiro vão da ponte, o primeiro construído no leito da lagoa. Também será o primeiro vão que as balsas serão empregadas para transporte de aduelas. A treliça-lançadeira, equipamento utilizado para içamento e instalação das aduelas finalizou os trabalhos nos dez primeiros vãos da ponte, na parte Norte do empreendimento, em solo, no bairro Cabeçuda. O equipamento vindo de Portugal para Laguna, para ser utilizado exclusivamente nas obras da ponte.

O processo de içamento das aduelas inicia no canteiro Central do consórcio, no bairro Mato Alto, em Laguna. Lá são construídas as unidades que serão transportadas até a frente de obras. Cada vão da ponte será constituído de 14 aduelas, sendo 12 unidades com 3,65 metros de comprimento, nove metros de largura e 3,2 metros de altura. As outras duas aduelas terão 1,60 metros de comprimento mantendo as demais medidas. Cada unidade pesa cerca de 90 toneladas. A construção das unidades é realizada sobre bases de concreto, em duas etapas, sendo a primeira a laje de fundo e a segunda as vigas e laje superior. Para execução das peças são utilizadas ferragens, formas e cimbramentos (estruturas de suporte provisórias) especiais, e concreto, garantindo a geometria e resistência previstas em projeto. O objetivo do consórcio é manter estoque de, ao menos, 16 vãos para dar suporte logístico ao transporte e instalação das aduelas.

Dos 52 vãos de pilares necessários para ligar a ponte sobre o Canal de Laranjeiras entre Cabeçuda e Bananal, em Pescaria Brava, 23 estão concluídos, isto é, 46 pilares estão aguardando a instalação de aduelas. Os trabalhos de construção dos pilares e blocos de bases estão finalizados nos dois vãos estaiados.

Com os trabalhos de içamento de aduelas na lagoa, os pescadores e turistas que utilizam barcos ou jet-ski devem redobrar os cuidados. Não é permitido a ancoragem de quaisquer tipos de embarcações no canal dragado, utilizado pelo consórcio para movimentação de balsas e barcos de transporte para pessoas. O canal está sinalizado, segundo orientação da Marinha brasileira.

Treliça é o maior equipamento em operação – A treliça-lançadeira mede aproximadamente 131 metros de comprimento, com 12 metros de altura, contanto do tabuleiro (parte superior do pilar) e cerca de nove metros de largura, sendo o maior equipamento em operação no empreendimento. A treliça tem base fixa, atrelada aos pilares, e um guindaste móvel que desliza sobre a estrutura, içando as aduelas. A treliça-lançadeira tem capacidade de carga de 1260 toneladas, sendo capaz de erguer um vão com 14 aduelas – 48 metros de comprimento –, pesando cerca de 1211 toneladas, ou o mesmo peso de 1279 carros Wolkswagem Gol G6. Cada vão deve ficar pronto em cinco dias, considerando as condições climáticas para operação na lagoa Santo Antônio dos Anjos.

O consórcio estima que 30 pessoas serão necessárias para operação do equipamento e realização das atividades de construção civil envolvidas (colagem e tencionamento de cabos de aço das aduelas, etc.). Todos os profissionais das empresas integrantes do consórcio têm experiência em outros modelos de treliça-lançadeira, e receberam treinamento do fabricante para operar o modelo adquirido para construção da Ponte de Laguna.

Como é o processo de içamento e instalação das aduelas – O içamento e instalação das aduelas começa da cabeceira Norte até o trecho estaiado. Depois a instalação das aduelas será retomada da cabeceira Sul, no Bananal, seguindo até os mastros centrais. No vão central da ponte, a instalação das aduelas será feito por outro tipo de equipamento.

As aduelas serão acrescidas de abas laterais, para dar a largura de pistas, que variam de 24 a 26 metros. Ao todo, serão utilizadas 706 unidades de aduelas para construção das pistas da ponte sobre o Canal de Laranjeiras.

Depois de içadas, as aduelas vão receber aplicação de adesivo estrutural a base de epóxi entre cada unidade. Em cada ligação de aduelas serão instaladas cindo barras de aço carbono pré-tensionadas, para compressão e cura da cola. Após essa etapa o vão montado é protendido (esticado) e as barras são desmontadas para serem reutilizadas no próximo vão.

“Mãos francesas” seguem ao quinto vão – As cantoneiras, conhecidas como “mãos francesas”, começam a ser instaladas no quinto vão da Ponte de Laguna, estrutura para travessia do Canal de Laranjeiras, na BR-101 Sul catarinense. A instalação foi iniciada em outubro passado, sobre a cabeceira Norte da ponte, no bairro Cabeçuda. As estruturas triangulares serão utilizadas para dar suporte às pistas da rodovia, sobre o canal, anexadas nos bordos exteriores das aduelas. Acima das cantoneiras são instaladas as pré-lajes para concretagem das pistas.

As estruturas, fabricadas na frente de obras, medem 7,55 metros de comprimento por 2,55 metros de altura. Cada unidade pesa 6,5 mil quilos, sendo necessária a utilização de guindastes para içar e instalar individualmente cada suporte. As cantoneiras são unidas ao tabuleiro de aduelas por cabos de propensão e cola de resina Epoxi de alta resistência. As “mãos francesas” são instaladas a 3,65 uma das outras, sendo o espaço ocupado pelas pré-lajes. Serão utilizadas e instaladas 1598 unidades de cantoneiras, nos 52 vãos da ponte.

O termo “mão francesa” surgiu na França, sem data certa, para designar cantoneiras cujo elemento horizontal tinha a forma de uma mão espalmada, usada para apoiar vasos de plantas. São séries de tesouras ou escora, elementos estruturais inclinados que ligam um componente em balanço à parede, diminuindo o vão livre no pavimento inferior. Tem estrutura triangular, de madeira, concreto ou ferro, destinado a sustentar beirais.

A instalação das cantoneiras vai seguir nos próximos dias, dentro das condições de tempo estável na região. Os trabalhos não interferem no fluxo de veículos da BR-101 Sul, mesmo assim, requer atenção dos motoristas, principalmente na manutenção da velocidade limite de 60 km/h, evitando paradas para registros fotográficos ou observação da obra, gerando tráfego lento.

Grande obra, grandes cuidados – A construção da ponte sobre o Canal de Laranjeiras, em Laguna, é empreendimento rodoviário de grandes proporções. Toda a comunidade lindeira, localizada nos bairros Cabeçuda e Mato Alto precisam atentar para alguns itens de segurança. O mesmo é requerido dos pescadores, turistas e usuários da BR-101 Sul que trafegam entre o km 312 ao km 314.

Pescadores artesanais ou turistas que naveguem pela Lagoa Santo Antônio dos Anjos por canoas, lanças ou jet-skis devem atentar a circulação das balsas de serviço, transportando peças, camisas metálicas, trabalhadores, aduelas e combustível, navegando do Canteiro Central até a frente de obras em água. É preciso observar o espaço sinalizado com boias metálicas, onde o canal de serviço foi dragado para circulação das embarcações envolvidas na construção da ponte.

O DNIT e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) solicitam aos motoristas e pedestres, por vez, para atentar a movimentação de equipamentos e trabalhadores nas obras de construção. A frente de trabalho está toda cercada por tapumes, para evitar que pessoas não autorizadas possam acessar à obra, se expondo a riscos desnecessários.

Para a população é preciso atentar aos cuidados necessários para cruzar as faixas de rolagem construídas no desvio. Há dois pontos para travessia de pedestres identificados que devem ser respeitados. É proibida a entrada de pessoas não autorizadas dentro das frentes de serviços. Atenção redobrada também a movimentação de trabalhadores e equipamentos na rua Dr. Paulo Carneiro, no bairro Cabeçuda, lindeira aos trabalhos. Toda a movimentação de obras é acompanhada por técnicos do consórcio Ponte de Laguna. 

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Comunicação Dnit-SC

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