Geral

Ponte de Laguna alcança 94% de conclusão

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) celebrou no último sábado o encontro e fechamento das partes Norte e Sul no vão central da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna. Com isso, a maior obra de mobilidade urbana em Santa Catarina chega a 94% de conclusão e será inaugurada no mês de maio, conforme o cronograma estabelecido pelo governo federal.

Um desnível verificado na etapa final do fechamento da ponte chegou a ser motivo de preocupação em relação à conclusão da obra, mas, conforme anunciou o Dnit na época, o problema foi solucionado com ajustes nos estais da ponte.

Segundo Gustavo de Oliveira Zanin, engenheiro civil responsável pela obra, os 6% restantes são a concretagem na parte do vão central recém montado, ajustes dos estais, sinalização, iluminação e outros pequenos acabamentos. Praticamente todo o trecho Norte da ponte já recebeu a primeira camada asfáltica, o que dá à estrutura um visual de obra praticamente concluída.

Zanin disse que as primeiras fundações da ponte, no estágio ainda inicial da obra, foi uma das etapas mais complicadas e que a entrega do projeto no prazo estipulado há três anos se deu por um fator simples: planejamento. “Foi uma obra muito bem planejada e muito bem executada”, explicou.

Com a obra na reta final, o consórcio Camargo Corrêa/Aterpa M. Martins/Construbase aos poucos vai dispensando operários e máquinas. No auge da obra eram cerca de 1.900 homens trabalhando, mas hoje são cerca de 600. Vários equipamentos especiais e balsas também já foram devolvidos. O consório também vai promover um leilão público para a venda de móveis, equipamentos e eletroeletrônicos que fazem parte dos escritórios, alojamentos, refeitório e outras benfeitorias do canteiro de obras. 

O superintendente do Dnit em Santa Catarina, Vissilar Pretto, informou que o projeto de iluminação também deve ser finalizado em maio. Porém, a empresa vencedora da licitação tem um prazo de cinco meses para finalizar os trabalhos.

“Em um segundo momento vamos nos concentrar na geração de energia para a iluminação. Estamos vendo quais as melhores alternativas”, comentou.

Pretto também relatou os prazos para a conclusão das obras em Tubarão. O túnel do Morro do Formigão está pronto e em fase de testes de segurança, mas deve ser aberto ao tráfego em maio, junto com a liberação da Ponte Anita Garibaldi. Sobre a nova ponte Cavalcante, o Dnit quer inaugurar a estrutura no início de 2016.

Com informações do jornal Diário do Sul