Trânsito

Ponte dei Morosi, história e romantismo em Nova Veneza

Foto: Flavia Bortolotto

Foto: Flavia Bortolotto

Uma tradição de 80 anos é renovada, repaginada e ganha um ambiente que reencarna o passado com beleza e bom gosto no Centro de Nova Veneza. Começou a ser construída, e será entregue no dia 23, a Ponte dei Morosi, como se diz em italiano do Vêneto, ou a “Ponte dos Namorados”, uma passarela metálica sobre o rio Mãe Luzia para pedestres e ciclistas.

“Agregamos qualidade e traíamos ainda mais visitantes e investidores para a nossa cidade com uma obra como essa”, comemorou o prefeito Evandro Gava. A instalação das vigas metálicas e a movimentação dos responsáveis pela montagem chama a atenção neste sábado.

“Ganharemos um espaço ainda mais bonito e aconchegante”, saudou Laiz Spilere, gerente de uma das casas gastronômicas da área central. Como parte do mesmo pacote do investimento de R$ 400 mil, oportunizado por emenda parlamentar do deputado federal Jorge Boeira (PP), a Rua Nicolau Pederneiras ganhou calçamento em paver e estacionamento diagonal.

A ideia da Ponte dei Morosi

A primeira ponte construída no local sobre o rio, em 1936, foi a inspiração para a nova Ponte dei Morosi. Na origem, e por muitos anos, ela foi o ponto de encontro de namorados de muitas gerações em Nova Veneza e é recordada até hoje com saudades. A proposta da denominação foi do pesquisador Nicola Gava. Na cabeceira, haverá uma placa histórica com o nome da ponte em vêneto, italiano e português.

Com informações do Portal Engeplus