
Foto: Mario Roberto Duran Ortiz
A Ponte Rio-Niterói, oficialmente denominada Ponte Presidente Costa e Silva, é uma das obras de engenharia mais conhecidas do Brasil e figura entre as maiores pontes do mundo. Situada no estado do Rio de Janeiro, conecta a cidade do Rio de Janeiro à Niterói, atravessando a Baía de Guanabara.
Iniciada em 1969 e finalizada em 1974, a construção da ponte é um marco notável da engenharia brasileira. Projetada pelos engenheiros Antônio Alves de Noronha Filho e Benjamin Ernani Dias, a obra empregou técnicas pioneiras e mobilizou milhares de trabalhadores. Um dos maiores desafios foi a criação do “Vão Central”, que se eleva a 72 metros de altura, permitindo o trânsito de grandes embarcações.
Com seus impressionantes 13,29 quilômetros de extensão, dos quais 8,8 quilômetros estão sobre a água, a ponte é composta por duas pistas e seis faixas de rodagem. Sua concepção foi cuidadosamente planejada para atender ao crescente volume de tráfego, que hoje alcança cerca de 150 mil veículos diariamente. Desde sua conclusão, foi considerada a segunda maior ponte do mundo até 1985, atrás apenas da Ponte do Lago Pontchartrain, nos Estados Unidos. Atualmente, é a segunda maior ponte da América Latina e a maior do hemisfério sul construída em concreto protendido.
Mais do que reduzir substancialmente o tempo de deslocamento entre Rio de Janeiro e Niterói, a Ponte Rio-Niterói impulsionou o desenvolvimento econômico regional ao facilitar a circulação de bens e serviços. Além disso, consolidou-se como um ícone cultural e arquitetônico, com seu contorno majestoso sobre a Baía de Guanabara deslumbrando milhões de turistas anualmente.
Hoje, a ponte segue como um local onde vidas se encontram e histórias se entrelaçam. Seja atravessada por trabalhadores, estudantes ou turistas, a Ponte Rio-Niterói simboliza, de forma inequívoca, a união e o progresso do Brasil.
Fonte consultada:
WIKIPÉDIA. Ponte Rio-Niterói. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_Rio-Niterói Acesso em 04 mar. 2025