Poder Executivo

Ponticelli faz balanço dos seis primeiros meses de Governo Municipal em Tubarão

Em coletiva para a imprensa, o prefeito também lançou os editais para a construção de passarela de concreto em frente a Unisul e implantação do sistema rotativo na cidade.

Foto: Decom/Prefeitura de Tubarão

A apresentação do balanço dos seis meses de Governo Municipal de Tubarão aconteceu na tarde desta segunda-feira (03) no Salão Nobre da Unisul. O prefeito Joares Ponticelli reuniu a imprensa, secretários municipais e representantes dos órgãos de segurança para apresentar os detalhes de sua gestão até o momento. O encontro foi marcado ainda pelo lançamento de duas licitações: construção da passarela de concreto sobre o Rio Tubarão, em frente à Unisul e, para a instalação do estacionamento rotativo na cidade.

O primeiro semestre da gestão teve como destaque o setor de infraestrutura da cidade, como recém iniciados mutirões da recuperação da iluminação pública, melhorias em diversas ruas, reestruturação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) para aumentar a segurança na cidade e retorno da Guarda Municipal às ruas, ampliação do horário de atendimento na Policlínica Central até as 19 horas, ampliação da calçada ao lado do muro dos Correios, compra de tratores e caminhões da patrulha mecanizada. “Boa parte dessas conquistas nós devemos à economia que a câmara está fazendo. O Legislativo reduziu seu orçamento quase a metade. Foi uma ação corajosa, a câmara teve de se adaptar e se reinventar, mas isso está se revertendo em favor de nossa comunidade”, afirmou Joares.

Estacionamento com 2 mil vagas

A reativação do serviço de estacionamento rotativo em Tubarão deve ocorrer dentro de 60 dias. O lançamento do edital da licitação estabelece a concessão por um período de 10 anos.

A modalidade prevê qualidade técnica e preço: primeiro será escolhida a oferta mais vantajosa para o município e a empresa vencedora terá de comprovar capacitação técnica para operação, como por exemplo já ter operado um sistema de no mínimo 600 vagas de estacionamento. Hoje, o rotativo em Tubarão conta com 1.500 vagas para automóveis e 500 para motocicleta.

A operação ficará por conta de 25 monitores (80 vagas de estacionamento para cada) e a cada 150 metros haverá um poto de venda do ticket de hora-vaga. As vagas serão de permanência de 2 horas e 4 horas dependendo da área, com tolerância de 15 minutos. Quem vencer a concorrência terá de atender uma série de exigências, como providenciar a sinalização horizontal e vertical, disponibilizar a hora de ocupação de vaga através de aplicativo para smartphone, ponto de venda, diretamente com o monitor, via internet e por cartão de crédito.

O edital da licitação prevê uma garantia caução de R$ 950 mil em favor da prefeitura caso a operadora do rotativo não cumpra o período da concessão. O início das operações deve acontecer 60 dias após a assinatura do contrato.

Passarela de concreto

A atual passarela de cabos e madeira dará lugar a uma estrutura de concreto para pedestres, ciclistas e cadeirantes em frente à Unisul. Na coletiva, o engenheiro civil André Labanowski Júnior – contratado pela Amurel, apresentou o projeto final solicitado pela prefeitura com o valor de aproximadamente R$ 1,55 milhão.
A obra para pedestres, ciclistas e cadeirantes, com uma pequena praça para observação do rio Tubarão no vão central, terá 150 metros de extensão, cinco colunas de sustentação e pode ser executada em até cinco meses, segundo o engenheiro.

A passarela será construída com recursos da Defesa Civil Nacional e contrapartida com recursos próprios da prefeitura. A vontade do prefeito é de que seja inaugurada antes do início do próximo ano letivo para beneficiar principalmente a comunidade estudantil do colégio Dehon e da Unisul.

O tráfego de motocicletas será expressamente proibido, mas como não é possível impedir a passagem desse tipo de veículo sem comprometer a passagem de ciclistas e cadeirantes, a solução será fiscalizar e multar os infratores. “A Guarda Municipal estará de olho e teremos câmeras de monitoramento. Vamos aplicar uma multa pesada a quem passar de moto por ali”, garantiu Ponticelli.

Colaboração: Decom Tubarão

Notícias Relacionadas

Amurel recomenda que municípios adotem nova quarentena por causa da Covid-19

Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) contempla 18 prefeituras. A situação da região é considerada gravíssima pelo governo de Santa Catarina em relação à doença.

Apoio ao candidato Vitorassi para eleição da Coorsel se intensifica durante reuniões com associados

Na noite de hoje (16), às 19h30min, os associados da comunidade de São Gabriel são convidados a participarem do encontro com os candidatos, em Treze de Maio.

Três pessoas são presas em Tubarão ao pedir doações para entidade que não existe

Os suspeitos foram presos por estelionato na tarde desta segunda-feira (23)

Tribunal de Justiça autoriza prefeitura a retomar obras da passarela em frente à Unisul, em Tubarão

Iniciada em fevereiro, a construção da passarela precisou ser interrompida por alguns dias ainda no primeiro semestre por conta da ação judicial de uma empresa inabilitada no processo de licitação.