Saúde

População de Içara terá o dia de sábado para vacinação contra influenza

Todas as unidades de saúde de Içara atenderão das 8 às 17 horas.

Foto: Divulgação

A campanha de vacinação contra a gripe segue até o dia 31 deste mês. As pessoas que tem dificuldade para imunização durante a semana, terão o sábado, dia 4, para receber as doses. Em Içara, todas as unidades de saúde estarão abertas das 8 às 17 horas sem fechar ao meio dia, no chamado “Dia D” da campanha.

Este ano, o Ministério da Saúde disponibiliza as doses para crianças de seis meses a cinco anos completos, gestantes em qualquer período de gestação, mulheres até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, pessoas a partir de 60 anos de idade, doentes crônicos, mediante apresentação de atestado médico, professores, policiais civis e militares, adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Conforme a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Laura Gomes Maté, a meta de vacinação para cada público alvo em Içara é de 90%. “A vacina protege somente contra o vírus da gripe, não protegendo contra resfriados ou outros tipos de vírus respiratórios que podem causar sintomas semelhantes”, alertou.

A enfermeira lembra que uma das preocupações é quanto ao grupo de gestantes que há pouca adesão de vacinação, mas que apresenta grande risco de complicações. “Elas devem estar atentas, pois o risco existe principalmente nos últimos três meses de gestação. A vacina não oferece nenhum tipo de risco ao bebê”, destacou.

No ano de 2018, o estado de Santa Catarina registrou 461 casos de influenza com internação, destes, 59 evoluíram a óbito. Já em 2019, dados levantados até o dia 24 de abril confirmam 13 casos de influenza com internação.

Evitar contaminação não depende apenas da vacina

A imunização é um fator fundamental contra o vírus da gripe, mas outras medidas devem ser tomadas para evitar contrair a influenza já que existem outros tipos de doenças com transmissão respiratória. Como evitar:

Lavar frequentemente as mãos com água e sabão;

Utilizar álcool em gel a 70% para higiene das mãos com frequência;

Utilizar lenços de papel descartável para cobrir a boca ao tossir ou espirar;

Evitar uso de lenços de pano;

Não compartilhar utensílios (garrafas de água, copos, talheres, pratos, toalhas de rosto);

Evitar contato próximo com pessoas gripadas;

Manter os ambientes limpos e arejados;

Manter janelas abertas;

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Içara

Notícias Relacionadas

Alagamentos e enchentes exigem ações para prevenção de doenças

Unidades de Saúde de Forquilhinha abrem neste sábado para o Dia D contra o Sarampo

O atendimento será realizado das 8 às 17 horas, os pais devem levar a carteirinha de vacinação dos filhos.

Dia D de vacinação contra a gripe será neste sábado em todo o país

Mais de 41 mil postos de saúde devem ficar abertos ao longo do dia

Morro da Fumaça amplia vacinação contra a Febre Amarela

Unidades de Saúde terão horário especial na quarta-feira, dia 10. Município também prepara um Dia D Extra para o próximo sábado, dia 13