Turismo

População defende que território de Lauro Müller fique sob gestão do Ecomuseu

Risco de que área pertencente ao município de Lauro Müller fique dentro dos limites do Parque Nacional preocupa moradores e autoridades.

Foto: Divulgação

A população lauromüllense segue na luta para que as áreas que integram o território de Lauro Muller não sejam incluídas nos limites do Parque Nacional de São Joaquim. Conforme o presidente do Conselho da Cidade e Engenheiro Agrimensor Marcelo Salvador, os interesses dos moradores com esta causa englobam questões ambientais, culturais, turísticas, histórias e socioeconômicas.

Aproximadamente 100 propriedades seriam afetadas diretamente caso o traçado do Parque Nacional não seja redefinido. “Caso venha a virar Parque Nacional, os moradores destas áreas terão que sair e não poderão produzir no local. Caso a gestão fique sob responsabilidade do Ecomuseu Serra do Rio do Rastro, as pessoas continuarão morando nas áreas, produzindo e usufruindo do seu terreno”, explicou Salvador.

O Projeto de Lei n° 208/2018, que redefine o traçado do Parque Nacional de São Joaquim e altera o nome para Parque Nacional da Serra Catarinense, está em tramitação no Senado e definirá este impasse. A autoria é dos senadores Dalirio Beber (PSDB/SC), Dário Berger (PMDB/SC) e Paulo Bauer (PSDB/SC).

“A Serra do Rio do Rastro é a galinha dos ovos de ouro pelo potencial turístico e o ICMBio não quer abrir mão de ter o domínio destas áreas pela questão econômica. Mas nós lutamos pelo interesse da população local. Precisamos deixar claro que não será permitido desmatar ou poluir, por exemplo. O Ecomuseu tem esse cuidado, mas também visa outras questões mais amplas. Queremos que tudo o que se invista aqui retorne em benefícios para a cidade”, reforça.

Como rito deste processo, faz parte a Audiência Pública da Comissão de Meio Ambiente (CMA) prevista para a próxima segunda-feira, dia 20. Até esta quinta-feira, dia 15, nenhum representante do Ecomuseu havia sido convidado para representar os interesses da população local. Contudo, após reunião com o Executivo e Legislativo, foi definida pela participação de Marcelo Salvador, o que foi aceito pela CMA.

O assunto já vem sendo debatido em Lauro Müller ao longo dos anos e tem amplo apoio da comunidade local. “Em 2018, Lauro Müller recebeu a maior audiência pública de Santa Catarina, trazida pelo deputado estadual João Amin, que reuniu mais de 1.500 pessoas. O abaixo-assinado contou com mais de 5 mil assinaturas. Isso equivale a mais da metade da população votante e um terço da população total, que se posicionou para que estas áreas permaneçam sob a gestão do Ecomuseu”, concluiu o presidente do Conselho da Cidade.

Notícias Relacionadas

Prefeito de Lauro Müller e presidente do Ecomuseu viajam a Brasília para reunião nesta terça-feira (18)

A reunião foi uma convocação da Frente Parlamentar e da ICMBio

Alunos de Guatá visitam Ecomuseu e Secretaria de Turismo de Lauro Müller

Visita também marcou o dia para o Secretário de Turismo Mirim, que acompanhou agenda da secretaria.

Lideranças de Lauro Müller se reúnem com ministro do Meio Ambiente nesta segunda em Florianópolis

A reunião, que acontece às 15h, vai contar com a presença de membros que compõe os conselhos do Ecomuseu e da Cidade, além dos vereadores do município.

Lauro Müller e Bom Jardim negam impasse entre cidades para a instalação de plataforma de vidro na Serra do Rio do Rastro

Secretário Pavan afirma que informação surgiu de “pequenos comentários” e chegou até os empresários interessados no projeto. Contrariando afirmações, cidades sinalizam união no desenvolvimento turístico da região.