Geral

População e profissionais recebem orientações sobre o câncer infantil

Na tarde desta sexta-feira e no sábado pela manhã, os voluntários estarão na Praça Nereu Ramos, em Criciúma, entregando o material informativo sobre os sinais da doença

O Grupo pela Unidade Infanto-Juvenil de Onco-hematologia, a ONG Guido, está promovendo durante sexta-feira e sábado, 23 e 24, ações de conscientização sobre o câncer infantil. Na tarde desta sexta-feira e no sábado pela manhã, os voluntários estarão na Praça Nereu Ramos, entregando o material informativo sobre os sinais da doença. Esse material tem ilustrações do arquiteto Marcos Sônego e foi criado de uma forma criativa para que os pais e as crianças entendam os sinais de uma forma mais clara. Esses folderes também foram enviados para unidades de saúde e educacionais da região.

Na manhã desta sexta, diversos profissionais de Criciúma e região, que trabalham com pacientes do setor de onco-hematologia, participaram de um ciclo de palestras, no auditório São José. A oncologista pediátrica Adalisa Reinke iniciou o evento com a palestra "Diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil", em seguida a enfermeira Fernanda Cavanholi Mangili tratou do tema "As particularidades do atendimento de enfermagem ao paciente oncopediátrico em tratamento de quimioterapia na emergência" e, finalizando a rodada de palestras, o hematologista pediátrico Tiago Nava falou sobre "Atendimento de emergência para pacientes oncopediátricos em tratamento de quimioterapia". Ao final das explanações, os palestrantes uniram-se à coordenadora do curso de Farmácia da Unesc, Juliana Lora, e uma mesa de discussões foi formada, esclarecendo ainda mais o tema e tirando dúvidas dos profissionais.

A data do evento foi escolhida por dois motivos: na quinta-feira, 22, a ONG Guido completou dois anos de atividades, auxiliando familiares e pacientes que fazem o tratamento no Hospital São José; e nesta sexta-feira, 23, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil. Pela Lei 11.650, de 4 de abril de 2008, a ONG está cumprindo com os objetivos firmados, que entre outras questões, institui a data de 23 de novembro como marco para “estimular ações educativas e preventivas relacionadas ao câncer infantil”.

Bruna Borges/Alfa Comunicação Empresarial