Poder Executivo

População em situação de rua é atendida na Praça Nereu Ramos, em Criciúma

Mutirão realizado pela Prefeitura de Criciúma ofereceu serviços de saúde e assistência social às pessoas.

  • População em situação de rua é atendida na Praça Nereu Ramos, em Criciúma
  • População em situação de rua é atendida na Praça Nereu Ramos, em Criciúma2
  • População em situação de rua é atendida na Praça Nereu Ramos, em Criciúma3
  • População em situação de rua é atendida na Praça Nereu Ramos, em Criciúma4

Com a aproximação do inverno e os dias frios e chuvosos, a Prefeitura de Criciúma intensificou os trabalhos de atendimento e acolhimento às pessoas necessitadas. Em um dia exclusivo à população em situação de rua, as Secretarias de Assistência Social e Saúde ofereceram serviços aos moradores. Nesta sexta-feira (2), os profissionais da Administração Municipal atenderam 25 pessoas na Praça Nereu Ramos.

De acordo o secretário municipal de Assistência Social, Paulo Cesar Bitencourt, a iniciativa foi realizada na região central da cidade devido a quantidade de pessoas em situação de rua que se concentram no local. “Em Criciúma, calculamos que existem aproximadamente 30 pessoas morando nas ruas da cidade e, destas, metade fica no Centro. Isso ocorre porque os comerciantes e as pessoas que passam por ali ajudam e dão esmola a eles”, explica.

“Além das orientações realizadas pelas psicólogas e assistentes sociais, existem dois educadores sociais que trabalham diariamente abordando e conscientizando os moradores de rua sobre os serviços que a Prefeitura de Criciúma oferece”, relata.

O Mutirão de Acolhimento à População de Rua e o projeto Caminhão Amigo ofertaram serviços de saúde bucal, dependência química, testes rápidos de hepatite B e C, sífilis e HIV, além de corte de cabelo e barba. Os moradores de rua ainda receberam alimentação, roupas e calçados. No local, também foram disponibilizados postos de coletas de doações para a 14ª Campanha do Agasalho “O Frio Dói, Doe Calor”.

O ex-morador de rua Carlos Alexandre da Silva, de 37 anos, aproveitou a ação para cortar o cabelo e fazer os testes rápidos. “Eu fui morador de rua durante dez anos, mas graças ao apoio de várias pessoas, principalmente da minha família, faz cinco meses que consegui sair. Eu era usuário de crack e neste período não me importava com nada, nem com minha vida, e fiz muitas coisas erradas, mas agora estou limpo e tentando seguir em frente. Estava passando por aqui em busca de emprego e vi que estavam cortando o cabelo, como estou sem dinheiro, aproveitei para melhorar meu visual, porque facilita na busca de um trabalho. Também realizei os testes rápidos e para minha alegria deu tudo negativo”, conta.

A Comunidade Terapêutica esteve no local oferecendo a reabilitação aos necessitados. A ação contou ainda como apoio da Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Cruz Vermelha e Igreja Quadrangular.

A Prefeitura de Criciúma conta com a Casa de Passagem São José e o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) para atender moradores de rua. A Casa de Passagem está localizada na rua Giácomo Sonego Neto, no bairro Santa Bárbara, e funciona todos os dias, das 19h às 7h. O Centro Pop está situado na rua Martinho Lutero, no bairro Pinheirinho, e funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone (48) 3445-7006, da Secretaria de Assistência Social.

Caminhão Amigo

O projeto Caminhão Amigo permanece na Praça Nereu Ramos neste sábado (3), em frente à Casa da Cultura Neusa Nunes Vieira. “Trouxemos o Caminhão Amigo para o Centro para aproveitar a abertura da Semana do Meio Ambiente e o Sábado Mais. Hoje os atendimentos foram exclusivos à população em situação de rua, mas amanhã será aberto a todos”, ressalta Bitencourt.

Os atendimentos básicos da Administração Municipal serão ofertados das 8h às 12h. O café da manhã com o prefeito Clésio Salvaro, vice-prefeito Ricardo Fabris e moradores, conta com o apoio da Padaria Pão Quente e Panificadora Torrespane.

Colaboração: Émerson Justo / Comunicação Prefeitura de Criciúma

Notícias Relacionadas

Com investimento de R$ 3,9 milhões, Estado entrega unidades de assistência social em Armazém, Rio do Oeste, Lontras e Florianópolis

Cada uma das unidades conta com sala de atendimento familiar, administração, recepção, cozinha, banheiro, área de serviço, sala multiuso, área externa coberta e mobília.

Secretaria de Assistência Social e Afas de Lauro Müller produzem artigos para idosos em quarentena

A produção é voltada para confeccionar bolas em tecido e tiras de elástico que serão usadas durante os exercícios físicos da ação "Corrente do Bem", lançada na segunda-feira (25).

Unibave renova período de isolamento social por mais sete dias

O atendimento ao público segue pelas plataformas digitais, por tempo indeterminado

Balneário Gaivota amplia atendimento na saúde e emite decreto com medidas mais rígidas

Novo decreto entra em vigência a partir deste sábado (25)