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População lota Plenário da Câmara para acompanhar Audiência Pública sobre Via Rápida e Anel de Contorno Viário

Esclarecer para a população sobre duas obras que estão sendo realizadas em Criciúma e região, como o Anel de Contorno Viário e a Via Rápida. Este foi o intuito da Audiência Pública realizada ontem (8), na Câmara de Vereadores de Criciúma. O evento foi proposto pela Comissão de Obras, Transporte, Indústria, Comércio, Abastecimento e do Trabalho da Câmara de Vereadores de Criciúma do Legislativo. Se por um lado as obras estão adiantas, conforme o presidente do Deinfra, Paulo Meller, por outro, moradores se mostraram preocupados quanto às indenizações, aos percursos e aos andamentos dos trabalhos, como apontou um dos moradores do Bairro Jardim Maristela, Stefano Felippe.

“Fizemos um abaixo-assinado, pois queremos esclarecimentos quanto às obras de drenagem no local”, disse o morador, que entregou o documento ao presidente da Comissão de Obras, Tita Beloli (PMDB). O Bairro é um dos contemplados com a Via Rápida. Conforme o presidente do Deinfra, uma reunião ocorrerá entre os técnicos da obra e a comunidade. Já os moradores da localidade de Morro Bonito, com cartaz, também fizeram um apelo pedindo mais informações e salientando as dificuldades do povo local, que na maioria é de agricultor. Os moradores do Bairro Ana Maria, também se fizeram presentes, entre outros.

Meller ainda informou que engenheiros e técnicos vão esclarecer todas as informações para as comunidades. As reuniões ocorrem todas as segundas segundas-feiras de cada mês.

Quanto às desapropriações, Meller salientou que o Deinfra, para este ano, vai fazer quase 5,3 mil desapropriações no Estado, o que, de acordo com ele, corresponde a aproximadamente R$ 60 milhões. “Estamos, hoje, com quase 1,5 mil quilômetros de rodovia no estado. No Anel de Contorno Viário já tem quase 50% do trecho ‘atacado’. Temos cadastro de todos, quantos de metros, de desapropriação de cada cidadão. Temos laudo de avaliação, só não procuramos as pessoas ainda porque não temos tempo e vamos abrindo frente para a empresa trabalhar”, explicou.

Ele ainda afirmou que de cada 100 apropriações somente uma vai para o judiciário. “Temos uma tabela com o valor mínimo e máximo. Os técnicos e engenheiros estão conversando sobre isso. As reuniões são pré-agendas, e estamos nos colocando à disposição de todos”, finalizou. Também participaram da Audiência, o secretário de Desenvolvimento Regional, Luiz Fernando Cardoso, o superintendente regional Sul do Deinfra, Lourival Pizzolo, além de técnicos do Governo Municipal, lideranças políticas e comunitárias. Os vereadores Daniel Freitas (PP), Camila do Nascimento (PSD) e Paulo Ferrarezi (PMDB).

Obras

A Via Rápida, a SC-446, será a primeira ligação duplicada entre Criciúma e a BR-101. A estimativa é que a Via Rápida diminua o tempo do trajeto entre o centro de Criciúma e a BR 101 de 25 minutos para 8 minutos. O novo acesso à Criciúma terá cerca de 13 quilômetros de vias duplas, que iniciam na região da Grande Próspera, com dois acessos no perímetro urbano e segue por dez quilômetros até a BR-101, passando pelo município de Içara. Haverá 17 viadutos em toda a obra, sem semáforos, lombadas ou cruzamentos urbanos. Hoje, a cidade tem cinco acessos à BR-101, nenhum deles duplicados.

Já o Anel de Contorno Viário é um conjunto de rodovias que contornam a cidade de Criciúma. Duas das quatro etapas estão concluídas e a terceira está sendo executada. O objetivo é desviar o trânsito pesado do Centro de Criciúma e facilitar o escoamento da produção tanto da maior cidade da região quanto dos municípios vizinhos.

Colaboração: Daniela Savi