Geral

População precisará de 40% a mais em 2030

Foto: Tubarão Saneamento/Notisul

Foto: Tubarão Saneamento/Notisul

Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água, a Organização das Nações Unidas (ONU)  prevê que, em 2030, a população global vai necessitar de 35% a mais de alimento, 40% a mais de água e 50% a mais de energia. Neste ano, as celebrações giram em torno do tema Água e Energia e a relação entre estes dois elementos foi destaque na reunião da ONU, em Tóquio, para celebrar a semana.
 
Água e energia estão entre os desafios globais mais iminentes, segundo o secretário-geral da Organização Meteorológica Global e membro da ONU em assuntos para água, Michel Jarraud, em nota divulgada pela organização.
 
Atualmente, 768 milhões de pessoas não têm acesso à água tratada, 2,5 bilhões não melhoraram suas condições sanitárias e 1,3 bilhão não têm acesso à eletricidade, de acordo com a ONU.
 
A situação é considerada inaceitável. Conforme Michel, outro agravante é que as pessoas que não têm acesso à água tratada e a condições de saneamento são, na maioria das vezes, as mesmas que não têm acesso à energia elétrica.
 
Conforme o Jornal Notisul, o Dia Mundial da Água foi instituído em 1992 na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92. A data é referência para as discussões em busca de soluções para os conflitos existentes entre oferta e demanda de água ao redor do mundo.