Geral

População se consulta gratuitamente em ação no Criciúma Shopping

Falta de tempo. Este foi o argumento utilizado pela vendedora Gesiane Warmeling para ter descuidado da saúde. “Descobri que a minha glicose está bem alta. A gente vai deixando pra lá, porque tem outros compromissos e a própria rotina também nos faz esquecer”, declarou. Gesiane e diversas outras pessoas atualizaram seus exames durante o ‘Sesc Saúde ao Seu Alcance’, evento realizado no Criciúma Shopping nesta segunda-feira (29).

Além de teste de glicemia, Dona Maria Nerci Gonçalves passou por outros atendimentos no Sesc Saúde. “Eu ouvi na TV sobre os serviços gratuitos que seriam realizados e aproveitei para checar o meu estado. A gente costuma deixar a saúde de lado, vai priorizando outras coisas”, disse.

As pessoas que compareceram à ação, que aconteceu durante todo o dia, puderam receber aferição da pressão arterial, avaliação do estado nutricional, análise do Índice de Massa Corporal (IMC), realização de exames de glicemia, testes de acuidade visual e de audição. Ainda, foram prestadas orientações psicológicas e informações com voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV) e do Comitê dos Alcoólicos Anônimos (AA). “Vindo aqui, percebi que eu emagreci. Fazia muito tempo que eu não me pesava”, comentou a profissional de Serviços Gerais, Viviane Pereira.

A assistente social do Sesc, Cleonice Canto, diz que, diferentemente de Dona Viviane, muitas pessoas têm receio de se pesar e desconhecem outros dados referentes à sua própria saúde. “Nossa missão é realizar um trabalho com foco na multiplicação. Orientamos as pessoas para que elas levem a informação adquirida até a sua casa, o seu ambiente social e, assim, cada vez mais gente passe a saber da importância de se prevenir nos diversos aspectos da saúde”, salientou.

A Gerente de Marketing do Criciúma Shopping, Neide Medeiros, reitera que a ação, realizada em parceria com o Sesc e que conta com o apoio do Hospital São João Batista, da Prefeitura Municipal de Criciúma e de outras instituições, tem o objetivo de oferecer oportunidade a quem não pode pagar pelos exames, sendo, ainda, uma opção diferenciada aos visitantes do Shopping.

Para a voluntária do CVV, Maria Lenir Olivo César, é preciso difundir iniciativas como o ‘Sesc Saúde ao Seu Alcance’, para que as pessoas se previnam cada vez mais. “A gente pensa que todo mundo já sabe todas as orientações em saúde, mas não. É necessário que as informações cheguem até todos e ações como esta colaboram nesse sentido. Estamos atuando há três anos nesta parceria com o Criciúma Shopping e é muito gratificante prestar este tipo de apoio à população”, declarou.

O Sesc Saúde é realizado em todas as últimas segundas-feiras de cada mês no Criciúma Shopping, das 14 às 21 horas.

Tássia Búrigo/Ápice Comunicação

  • 31b01811ea4f58c3e8b7c8a0b3cd2054
  • p17pce3i9k1v8q19n61jdolrbcs3
  • p17pce3i9k1u3s15f89f824kn6i4
  • p17pce3i9k227eqmhgd179v13sh5
  • p17pce3i9ksl9fpu1edj19afurd6