Geral

Por hora, a greve dos frigoríficos está suspensa

Foto: Maristela Benedet

Foto: Maristela Benedet

Pelo menos por hora, a greve dos 3,6 mil trabalhadores dos frigoríficos das unidades da JBS Seara de Forquilhinha, Agrovêneto Nova Veneza e Tramonto Morro Grande está cancelada. A empresa voltou a apresentar uma nova proposta ainda não fechada para a direção do Sindicato da classe.

​Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Criciúma e Região (Sintiacr), Célio Elias, a proposta está sendo debatida entre as partes “e, ainda não  temos índices definidos para avaliarmos se ela é positiva e contempla as nossas principais reivindicações”, explica.

A direção da entidade ficou de se reunir hoje à tarde e na segunda-feira (18), o sindicato irá fazer panfletagem junto a categoria para repassar os novos números. As Assembleias para aprovação ou rejeição acontecem na terça-feira (19), na JBS Tramonto e na quarta-feira (20), na JBS Seara e JBS Agrovêneto. “Se eles votarem pela rejeição, a greve será realizada dia 22", conclui o sindicalista.

Nas Assembleias no início da semana a maioria dos trabalhadores votou pela paralisação após não concordarem com índice de 1,81% de ganho real oferecido pela multinacional. A categoria reivindica 5,69% de INPC, 6% ganho real, cesta básica de R$ 200,00, participação no lucro de R$ 1mil, 40 horas levar filho ao médico, plano de Saúde (Morro Grande), redução vale transporte para 1%, entre outras.  A Campanha Salarial dos frigoríficos é unificada com Sidrolândia (MS) e Carambeí (PR). A data-base é 1º de outubro.

Colaboração: Maristela Benedet