Geral

Por meio do associativismo, mulheres empresárias de Orleans conquistam representatividade

União de forças resultou em conhecimento, desenvolvimento profissional e troca de experiências.

Foto: Divulgação

As aspirações, os dilemas e os desafios enfrentados por uma mulher que optou por empreender só podem ser verdadeiramente compreendidos por outras mulheres que compartilham de uma vivência similar.

A conexão e a troca de experiência entre semelhantes se tornam poderosas quando os esforços se unem em busca do desenvolvimento. É sabido que a jornada empreendedora é, por vezes, solitária. Mas, ao integrar um grupo, você percebe que não está só, pois encontra apoio e alcança representatividade.

Conquistas individuais e coletivas

No último ano, o Núcleo das Mulheres Empreendedoras da Associação Empresarial de Orleans (ACIO) foi extremamente bem-sucedido ao materializar a essência do associativismo. Em meio à rotina atribulada, as nucleadas escolheram priorizar o seu crescimento através das capacitações e demais iniciativas desenvolvidas. A coordenadora do Núcleo Empresarial e psicóloga Vanesa Bagio reflete sobre os impactos individuais e coletivos disso.

“Enquanto coordenadora, acredito que 2023, para o Núcleo de Mulheres, foi marcado por avanços significativos na promoção dos direitos das mesmas. Focamos em temas que levaram ao reconhecimento da atuação delas na sociedade. A colaboração e o apoio mútuo também foram essenciais para promover um ambiente mais inclusivo e igualitário para todas. O Núcleo da Mulher garantiu a troca de experiências e o acesso aos serviços das nucleadas, levando oportunidades de trabalho e empreendedorismo. É importante refletir que toda essa conquista é reflexo do associativismo”, defende.

O que aconteceu em 2023 e o que esperar de 2024

A profissional cita realizações consideradas grandes marcos desse processo. “Uma das ações foi comemorar e registrar os cinco anos de existência, com a presença de mulheres que participam dos Núcleos da região. As Mentorias Empreendedoras com quatro profissionais de segmentos diferentes oportunizaram conhecimentos às nucleadas, finalizando com uma linda formatura, com direito a certificado. Realizamos também visitas técnicas, a fim de conhecer a história de empresas familiares ou com liderança feminina, e fechamos as ações com o treinamento de Liderança Transformacional, de cunho social em alusão à campanha Outubro Rosa”, enumera.

Para 2024, a intenção é que o ano seja tão produtivo e próspero quanto o anterior. “Será um ano com mudança na coordenação e o planejamento já está alinhado desde o fim do ano de 2023. Daremos continuidade às ações que levaram ao reconhecimento da atuação das nucleadas na sociedade. Elas poderão esperar projetos com foco em planejamento estratégico, na adaptação às novas tendências de negócios, em qualificação e capacitação e na definição de metas e objetivos específicos”, adianta a atual coordenadora.

Se esses temas estão alinhados aos seus objetivos para 2024, faça parte!

Vanesa descreve ainda quais razões a motivam a se manter integrante do Núcleo de Mulheres. “Eu amo esse universo de troca de experiências. Fazer parte do Núcleo de Mulheres é uma oportunidade incrível para se conectar com outras intraempreendedoras e empreendedoras, de aprender umas com as outras e fortalecer os laços de solidariedade e acolhimento”, ressalta.

“O Núcleo oferece um ambiente de apoio, incentivo, networking e desenvolvimento profissional, onde a mulher pode colaborar em projetos, participar de eventos e ter acesso a recursos exclusivos para o empoderamento feminino no mundo dos negócios e do associativismo. Fazer parte do Núcleo de Mulheres é uma forma de se inspirar, crescer e contribuir para a evolução do empreendedorismo feminino. Quando iniciei no Núcleo de Mulheres, vi inúmeras oportunidades para o meu negócio, vindo a firmar parcerias com os serviços das nucleadas, sem contar que minha participação ativa gerou a oportunidade de me tornar coordenadora”, conclui.

As empreendedoras interessadas em fazer parte do Núcleo de Mulheres da ACIO podem entrar em contato pelo telefone (48) 99105-2596 (WhatsApp) e obter mais informações.

Sobre a ACIO

Desde 1970, a Associação Empresarial de Orleans (ACIO) tem o propósito de inspirar pessoas e construir histórias. Atualmente, conta com 240 empresas associadas no município de Orleans e região e integra o sistema da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), a maior representatividade do setor produtivo catarinense.

Notícias Relacionadas

Ao celebrar 25 anos, Carbonífera Catarinense reafirma o compromisso com a comunidade

Trajetória da empresa foi marcada por conquistas e investimentos no desenvolvimento, saúde e segurança da equipe e em projetos sociais e ambientais.

Homens contratados por mulher suspeita de encomendar morte do marido em SC cavaram cova durante churrasco, diz polícia

Edinei da Maia foi encontrado morto enterrado, com as mãos amarradas, em Canelinha, quatro meses após desaparecer.

Bezerro é içado após cair em poço de 6 metros de profundidade em Florianópolis

Resgate ocorreu em uma propriedade no bairro Rio Vermelho. Animal foi entregue ao proprietário.

SC tem 1,1 mil aparelhos bloqueados com o Celular Seguro em seis meses

Serviço foi criado pelo Governo Federal e tem como objetivo inibir roubos de smartphones