Geral

Por que cidade de SC ainda vive enchente mesmo no segundo dia sem chuva

Rio do Oeste, no Alto Vale, ainda aguarda nível do rio baixar para que rotina seja retomada na totalidade

Foto: Divulgação

Mesmo sem chuva neste começo da semana, Rio do Oeste, no Alto Vale, continua em situação de enchente nesta terça-feira (21). Ruas alagadas contrastam com o tempo seco que voltou à cidade desde as primeiras horas de segunda (20).

O nível do rio diminui devagar no município por uma união de fatores. Há um importante afluente que passa por dentro da cidade e se encontra com o Rio do Oeste. Este rio vem de Taió, onde há uma barragem que está com todas as comportas fechadas.

Mais abaixo, já na altura de Rio do Sul, o Rio do Oeste se encontra com o Rio Itajaí do Sul. Nessa região há a barragem de Ituporanga, que tem quatro das cinco comportas abertas. Isso significa que a força da água é muito maior onde o Rio do Oeste termina, o que forma um efeito cascata e faz a descida dele ser mais lenta, dificultando também a saída do afluente na cidade de Rio do Oeste.

Por isso, como já declarou o chefe da Defesa Civil do município, Josnei Moser, Rio do Oeste é a primeira a inundar e uma das últimas a sair da situação de enchente no Alto Vale.

No final do ano passado, sete cheias castigaram a cidade, que teve prejuízos milionários. Nesta primeira enchente de 2024, ainda não foram feitos os cálculos das perdas, mas um decreto de emergência foi assinado pelo prefeito Diogo Ferrari na segunda. Quase 80 pessoas recorreram aos dois abrigos abertos pelo poder público. Nesta terça ainda havia 75 moradores nos espaços.

Com a altura do rio em 7,95 metros no meio desta manhã, a Defesa Civil aguarda a queda para menos de 7,50 metros, quando as inundações cessam e é possível se dedicar à limpeza total das ruas. A expectativa é que as águas baixem no fim desta tarde.

Com informações do NSC Total

Notícias Relacionadas

Bom Jardim da Serra é contemplado com Certificação Internacional em Gestão Sustentável

A certificação ocorrerá na próxima quarta-feira (18), às 16h:30min, na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte e é concedida pela fundação holandesa Green Destinations

Museu ao Ar Livre vai promover Festival de Documentários em agosto

Mais detalhes no edital completo e as inscrições no formulario on-line.

Experimentos práticos consolidam aprendizados científicos de alunos do Colégio Satc

Com atividades interativas, estudantes do 9º ano transformam teoria em prática e diversão em novos conhecimentos

Portugal em chamas: Incêndios florestais de 2017