Papo Psi

Por que entra ano e sai ano e você não consegue realizar suas metas?

Foto: Divulgação

“Então é Natal, e o que você fez?” Em geral, as pessoas costumam reservar o fim do ano para avaliarem se seus objetivos e metas foram alcançados, e aproveitam para pensar nos objetivos do ano que está se iniciando. Nas redes sociais, é possível perceber muitas pessoas fazendo piadas do quanto fracassaram em suas metas ao longo do ano. Claro que esta autodepreciação em muitos casos leva a pessoa a ser considerada uma “pessoa legal” e que consegue rir das próprias desgraças. Por mais que tenha sido engraçado no início, perceber que muitas pessoas não conseguem alcançar suas realizações é preocupante. Diante disso:

Você já parou para pensar que pode estar fazendo metas da forma errada?

Fazer uma lista com tópicos enumerados de coisas que você quer para aquele ano não é a melhor forma de alcançar metas. Elas provavelmente ficarão em sua gaveta e você às achará no final do ano, percebendo novamente que não conseguiu cumpri-las. A melhor forma de fazer metas é realmente planejá-las para que se torne fácil realizá-las. Colocá-las no papel torna estas metas mais concretas. Então pegue um papel e uma caneta e siga os passos a seguir:

Pense em suas metas e estabeleça prazos: Aqui você pode pensar em metas para o ano que está por vir. Também metas de médio prazo (5 anos) e longo prazo (10 anos).

Escreva submetas para cada meta: Um exemplo: a meta é “Quero aprender Inglês até dezembro.” Para alcançar este objetivo eu preciso estabelecer se vou aprender em uma escola de Idiomas ou pela Internet. Esta é a primeira submeta. Se você optou por aprender pela internet precisa pensar onde vai encontrar este conteúdo e estabelecer submetas de estudo, como: quanto tempo você para se dedicar a estudar. E assim siga fazendo submetas. Quanto mais detalhado for, mais prático será no momento de executar.

Para criar suas metas pense na metáfora de fazer um bolo: Não basta ter a receita para conseguir prepará-lo. Existem passos a seguir. A meta é o bolo, Os passos a serem seguidos são as submetas.

Agora basta apenas tirá-las do papel: Sim, permanecer na zona de conforto é muito mais simples, mas são seus sonhos que estão em jogo. Faça o teste em 2018 e volte no final do ano para contar. Também reflita sobre outras realizações obtidas e que não foram planejadas.

Notícias Relacionadas

Inspirações para o ano novo

O poder da mídia

A professora e colunista Ana Maria Dalsasso avalia a relação da mídia atual com a divulgação de informações sobre o novo tipo de gripe, o H3N2, à população.

Cuidados com a coluna devem ser redobrados no Verão e na praia

Carregar pesos como caixas térmicas e cadeiras de praia podem causar dores e até lesões na coluna.

Bauer, Amin e Kleinübing