Política

Por unanimidade, Julio Garcia (PSD) é eleito o novo presidente da Alesc

Deputado assumirá pela terceira vez o comando do parlamento catarinense para o período de dois anos.

Foto: Diorgenes Pandini / Diário Catarinense

Uma sessão ainda mais rápida do que a de posse elegeu Julio Garcia (PSD) o novo presidente da Assembleia Legislativa, confirmando acordo de bastidores costurado nas últimas semanas.

Assim que a sessão foi aberta, o deputado Marcos Vieira (PSDB) entregou à mesa o documento com a candidatura de Garcia. Os quatro minutos de prazo para inscrição de outras chapas foi protocolar, já que, como esperado, não houve nenhum outro concorrente.

Mesmo com apenas um candidato, o regimento prevê que a votação seja nominal e aberto, no microfone. Em menos de 15 minutos, Julio Garcia foi eleito por unanimidade e assumirá pela terceira vez o comando do parlamento catarinense para o período de dois anos.

Após um breve pronunciamento já como presidente, o pessedista convocou nova sessão imediatamente para eleger o restante da Mesa Diretora, em que também houve acordo prévio para a divisão dos cargos.

Confirmando o acerto, houve apenas uma chapa inscrita e eleita, com Mauro de Nadal (MDB) como primeiro vice-presidente, Rodrigo Minotto (PDT) como segundo vice, Laércio Schuster (PSB) como primeiro secretário, Padre Pedro (PT) como segundo secretário, Altair Silva (PP) como terceiro secretário e Nilson Berlanda (PR) como quarto secretário. Foram 38 votos a favor e dois contrários, de Bruno Souza (PSB) e Jessé Lopes (PSL).

Confira a composição da Mesa da Assembleia para o biênio 2019-2021

Presidente – Julio Garcia (PSD)
O presidente da Alesc para o biênio 2019-2021 tem 68 anos. Está no quinto mandato de deputado estadual e vai ocupar a Presidência pela terceira vez. As outras duas ocasiões foram nos biênios 2005-2007 e 2007-2009, quando também foi eleito por unanimidade.

1º Vice-Presidente – Mauro de Nadal (MDB)
Formado em Direito, tem 41 anos. Foi prefeito de Cunha Porã por dois mandatos consecutivos (2001 a 2008) e secretário de Desenvolvimento Regional de Palmitos em 2009. Está no terceiro mandato na Assembleia e vai ocupar, pela primeira vez, cargo na Mesa.

2º Vice-Presidente – Rodrigo Minotto (PDT)
Advogado, tem 45 anos e está no segundo mandato na Assembleia Legislativa. Vai ocupar cargo na Mesa pela primeira vez.

1º Secretário – Laércio Schuster (PSB)
Tem 43 anos e é formado em Direito. Foi prefeito de Timbó por dois mandatos consecutivos (entre 2009 e 2016) e secretário parlamentar da Presidência da Assembleia Legislativa. Esse é o seu primeiro mandato como deputado estadual.

2º Secretário – Padre Pedro Baldissera (PT)
Tem 61 anos e é sacerdote da Igreja Católica. Foi eleito prefeito de Guaraciaba em 1996. Reeleito em 2000, renunciou ao cargo em 2002 para ser candidato a deputado estadual. Foi eleito e tomou posse em 2003 e, desde então, permanece na Assembleia Legislativa. Já ocupou cargos na Mesa, em legislaturas passadas.

3º Secretário – Altair Silva (PP)
Tem 52 anos, é empresário e técnico agrícola. Foi suplente nas três últimas legislaturas e exerceu o mandato de deputado em cinco oportunidades, a mais recente entre janeiro de 2017 e março de 2018. Agora, está como titular do mandato.

4º Secretário – Nilso Berlanda (PR)
Tem 57 anos e é empresário, proprietário da rede de Lojas Berlanda e de duas indústrias em Curitibanos. Foi secretário de Desenvolvimento Regional de Curitibanos por quatro anos, durante o segundo mandato de Luiz Henrique da Silveira (2007-2010). Em 2006, disputou pela primeira vez uma vaga para deputado estadual. Em 2010 e 2014, ficou na suplência da Alesc, e exerceu o mandato como três vezes. Agora, está como titular do mandato.

Com informações do site NSC Total

Notícias Relacionadas

Apoio ao candidato Vitorassi para eleição da Coorsel se intensifica durante reuniões com associados

Na noite de hoje (16), às 19h30min, os associados da comunidade de São Gabriel são convidados a participarem do encontro com os candidatos, em Treze de Maio.

“Eu não tenho medo de ameaça”, dispara vereadora Ema Hoffman contra presidente da Coopermila

A fala ocorreu na sessão da Câmara de Vereadores de Lauro Müller na noite desta segunda-feira (1°)

Comissão aprova nome de José Nei Ascari ao TCE

Novos nomes do PSD se reúnem para discutir ações para as eleições deste ano