Geral

Porto de Imbituba bate recorde histórico de movimentação

Além disso, o único porto da Região Sul Catarinense celebra a conclusão de 2018 com três recordes operacionais mensais, em junho, agosto e setembro; e a expansão do portfólio de cargas.

Foto: Divulgação

O Porto de Imbituba ultrapassou em dezembro a marca de 5 milhões de toneladas movimentadas em 2018. O volume representa recorde histórico anual para o complexo portuário, que já registrava crescimento de 18% no acumulado de janeiro a novembro, se comparado ao mesmo período de 2017. Além disso, o único porto da Região Sul Catarinense celebra a conclusão de 2018 com três recordes operacionais mensais, em junho, agosto e setembro; e a expansão do portfólio de cargas.

Ao todo, 277 navios já passaram pelo porto este ano. Estados Unidos (EUA), Chile, China e Argentina são as principais origens das cargas de importação. Na exportação, China, EUA, Holanda e Rússia estão entre os destinos mais frequentes. As operações de coque, soja, contêineres e sal mantiveram a liderança das principais cargas que passaram por Imbituba. Entre elas, o crescimento mais expressivo foi na movimentação de sal (+47%) e, principalmente, de contêineres, que apresenta aumento de 81% no número de TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), ultrapassando os 75 mil TEU – volume histórico para o terminal. Os valores têm como base o acumulado de janeiro a novembro, comparado ao mesmo período de 2017.

Atendendo sua capacidade multipropósito, o Porto de Imbituba também ampliou seu portfólio de cargas em 2018. Pela 1ª vez a agroindústria de Santa Catarina exportou o arroz em casca a granel a partir dos portos do estado. A exportação inédita no Brasil de madeira de reflorestamento em navio break bulk também ocorreu a partir de Imbituba. Ainda, voltou a ser movimentado no complexo portuário o gado vivo (livestock), com o envio de três navios com destino à Turquia.

Com os bons resultados que o porto tem alcançado, o diretor-presidente da SCPar Porto de Imbituba, estatal catarinense que administra o porto, Osny Souza Filho, prospecta um cenário positivo para 2019. “Nossa perspectiva é dar continuidade ao trabalho estratégico que tem sido feito para atrair novas cargas e novas linhas, com a constante modernização da infraestrutura portuária, cumprindo nossa missão como agente de desenvolvimento de Santa Catarina, em especial do sul do estado, para que o próximo ano seja ainda melhor”, destaca o gestor.

Colaboração: Comunicação Porto de Imbituba

Notícias Relacionadas

OMS relata recorde diário global de mais de 307 mil casos da covid-19

A Índia é a líder mundial com 97.570 casos em um único dia

Lauro Müller terá central para tirar dúvidas quanto à movimentação do FGTS Saque Calamidade

Para o atendimento presencial é preciso seguir as normas de segurança e higiene frente a pandemia de Covid-19, com uso de máscara, distanciamento de (ao menos) 1,5 metro entre cada pessoa e uso de álcool em gel.

Santa Catarina bate recorde na exportação de soja nos quatro primeiros meses do ano

Os embarques no primeiro quadrimestre de 2020 somaram mais de 815 mil toneladas, o maior volume dos últimos 10 anos.

SC bate recorde com mais de 100 mil empresas abertas apenas em 2019

Comércio, indústria e construção civil lideram entre os segmentos de abertura de negócios.