Economia

Porto de Imbituba incrementa cargas

Foto: Caroline L. Borges/Diário do Sul

Foto: Caroline L. Borges/Diário do Sul

O Porto de Imbituba espera um aumento de 150 mil toneladas por ano com o incremento de novas cargas no local. A empresa DeLong do Brasil Exportadora Ltda., por exemplo, está iniciando a realização de operações de exportação de milho através da operadora Serra Morena no Porto.

Na semana passada, o presidente do Porto de Imbituba, Rogério Pupo, recebeu a equipe de executivos da DeLong do Brasil, que aproveitou para vistoriar as movimentações, que já estão ocorrendo, primeiramente com dois navios. 

Foi discutida a possibilidade de desenvolvimento de novos negócios e ampliação das operações atuais. “Temos uma meta de crescimento de 30% no volume de movimentação em 2015 e estamos buscando novas cargas para ampliar e cumprir essa meta”, destaca o diretor administrativo, comercial e financeiro do Porto, Marcelo Vargas Schlichting

Ele ressalta que um aumento anual de 150 mil toneladas em movimentação corresponde a três mil caminhões a mais circulando na região. “São caminhões que vão abastecer, pessoas que vão se alimentar na cidade, enfim, toda economia é movimentada com esse aumento”, avalia. 

Com o incremento, Marcelo destaca que se torna imprescindível a obra do acesso norte de Imbituba. “Estamos em negociação, mas o Estado quer colaborar, está aberto a isso. Essa é obra é fundamental e precisa sair para tornar possível esse aumento na movimentação das cargas”, pontua. 

O Porto de Imbituba tem como meta atingir 6 milhões de toneladas em movimentação de cargas dentro de dois anos. Se o porto mantiver o ritmo de crescimento que obteve de 2013 para 2014, que foi de cerca de 30%, a meta deve ser atingida.

Com informações do jornal Diário do Sul