Geral

Porto de Imbituba recebe Prêmio Portos + Brasil na categoria nacional Ranking do IGAP

Para definir o vencedor desta categoria, foram avaliados 15 subíndices do IGAP

Divulgação

A SCPAR Porto de Imbituba recebeu, nesta terça-feira (24), o Prêmio Portos + Brasil, na principal categoria da noite, o ‘Ranking do Índice de Gestão das Autoridades Portuárias’, com a segunda melhor nota do país, ao lado dos portos de Santos e Itaqui. Promovido pelo Ministério de Infraestrutura (MInfra), por meio da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), a primeira edição do prêmio aconteceu em Brasília (DF) e reuniu portos públicos de todo o Brasil.

A cerimônia para entrega do troféu contou com a participação do Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e do secretário nacional da SNPTA, Diogo Piloni. “Receber este prêmio é motivo de grande satisfação para todos nós do Porto de Imbituba, visto que nos últimos meses vivemos em um ambiente desafiador. Estar entre os ganhadores da principal categoria da noite confirma que estamos no caminho certo, buscando cada vez mais a qualificação da administração portuária”, afirma Luis Antonio Braga Martins, diretor-presidente da Autoridade Portuária de Imbituba.

Para definir o vencedor desta categoria, foram avaliados 15 subíndices do IGAP, tais como o retorno sobre o capital, eficiência operacional, administrativa, manutenção dos acessos aquaviários, atendimento às notificações da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), dentre outros. “Hoje comemoramos o trabalho desenvolvido ao longo da gestão da SCPAR Porto de Imbituba, levando em consideração que, mesmo em meio à pandemia, continuamos conquistando recordes de movimentação e bons resultados administrativos e operacionais”, destaca o gerente comercial, Rui Roberti. A programação do Portos + Brasil fez parte do 18º Fórum Brasil Export, evento que, anualmente, reúne as principais lideranças brasileiras do setor logístico e portuário.

O prêmio

O Prêmio Portos + Brasil teve como principal objetivo avaliar e destacar os melhores portos públicos do Brasil. Os portos reconhecidos foram contemplados em quatro categorias técnicas: Execução dos Investimentos Planejados; Crescimento na movimentação; Variação da margem EBITDA e Ranking do IGAP.

A categoria de destaque da noite, o ranking nacional do IGAP, foi avaliada com base no Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP), que é composto por 15 subíndices, levando em consideração o retorno sobre o capital, eficiência operacional, administrativa, manutenção dos acessos aquaviários, atendimento às notificações da ANTAQ, transparência, entre outros aspectos.

Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP) do Porto de Imbituba

Criado em 2018, o Índice de Gestão da Autoridade Portuária (IGAP) faz parte da Portaria MTPA n° 574/18. Com base nisso, o Ranking do IGAP foi uma das categorias elencadas no Prêmio Portos + Brasil e que conferiu à SCPAR Porto de Imbituba a conquista do troféu, com a nota 8,5, segunda melhor entre os portos participantes. O indicador avaliou o nível de eficiência operacional, de eficiência administrativa, de manutenção de acessos aquaviários, de execução orçamentária de investimento, entre outros índices importantes da Autoridade Portuária de Imbituba. “Administrar um porto é como montar um quebra-cabeças, exige concentração, memória, visão do todo, olhar adiante para vislumbrar onde se quer chegar”, complementa o Diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba.

Ao alcançar a média no IGAP, os portos detém três competências: licitar, gerir e fiscalizar. Ou seja, eles passam a ter mais autonomia na administração. O prêmio foi criado, segundo o secretário Diogo Piloni, para reconhecer adequadamente as Autoridades Portuárias que apresentam os melhores índices de gestão do país.

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Criciúma inicia implantação da primeira fase do NPP

Objetivo é aprimorar o trabalho da gestão municipal e acompanhar os projetos em andamento

Com previsão de frio intenso, Governo de Criciúma reforça cuidados com as plantações

Baixas temperaturas estão previstas na região a partir desta quarta-feira (26)

Esucri inicia novo semestre nesta segunda-feira

Instituição continua oferecendo quatro formatos de aula aos alunos, para que os estudos não parem

Família é mantida em cárcere privado e ameaçada com tiros em SC

Segundo a PM, uma das vítimas está em processo de separação e homem teria tentado intimidá-la