Sem Categoria

Possível toca de extinto tatu gigante é descoberta em São Joaquim

A Paleotoca foi escavada por mamíferos já extintos há milhares de anos.

Um dos achados mais importantes dos últimos anos em São Joaquim poderá colocar a cidade na rota do turismo arqueológico.

Há alguns anos, a cidade de São Joaquim já havia anunciado, através de especialista e arqueólogos de universidades, que o município possuía uma série de Paleotocas, mas nenhuma até então se compararia a que foi descoberta na tarde desta última terça-feira (07).

Por volta das 14h15min, funcionários da prefeitura encontraram o túnel quando relizavam a escavação do solo com uma escavadeira hidráulica para a retirada de cascalho, em um área localizada próximo ao bairro Santa Paulina.

Como havia ainda muita terra dentro do túnel, os funcionários da prefeitura de São Joaquim continuaram o serviço e alguns metros adiante encontraram um segundo túnel com 1,90m de altura por  aproximadamente 15m de extensão, em formato de L.

A área será isolada pela prefeitura de São Joaquim, já que existem leis municipais que protegem as Paleotocas. Além disso especialistas em arqueologia serão chamados para realizar o levantamento de informações sobre a estrutura.

O que são Paleotocas?

Paleotoca é um abrigo (túnel, toca, covil e similares) subterrâneo escavado por mamíferos da megafauna, ou animais gigantes (paleo-vertebrados), extintos e que viveram na era pré-histórica, como uma espécie gigante de tatu.

Crotovina é uma paleotoca preenchidas por sedimentos (areias, argilas e similares) que ao longo dos séculos foram depositando-se em função das chuvas ou da porosidade do terreno. Geralmente estes traços fósseis (icnofósseis) possuem grandes proporções, compatíveis com as dimensões dos animais deste período.

Acompanhe na sequência um vídeo sobre a descoberta paleotocas em Santa Catarina.

Com informações do São Joaquim On Line

[soliloquy id=”181940″]