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Postes de energia dificultam o andamento das obras de pavimentação da Interpraias

ntes de 2007, o deslocamento era custeado pelo solicitante, mas esta regra mudou, ainda que também não esteja claro que alteração foi essa

A comunidade da região da Ilha, em Laguna, está preocupada com entraves que podem resultar em mais atrasos na conclusão da SC-100, que liga a balsa ao Balneário Camacho, em Jaguaruna. O problema é causado pela necessidade urgente de remoção de postes de energia e da rede de água.

O assunto foi exposto pela equipe do Deinfra ontem, em reunião com os moradores. "No mês que vem, isso pode prejudicar a obra. Quando o projeto é feito, todos os órgãos que utilizam a faixa de domínio são comunica e teve muito tempo para fazer isso", avalia o chefe de gabinete da presidência do Deinfra, Fernando de Fáveri.

"Por isso que estamos brigando por manutenção da estrada, porque sabemos que vai durar mais tempo que o esperado esta obra", acrescenta a presidenta da União das Associações de Pescadores da Ilha, Maria Aparecida dos Santos Ramos, a Cida.

A informação do Deinfra é que tanto a Celesc quanto a Casan já foram notificadas para que façam a sua parte o quanto antes. Na Casan, o chefe da agência local, Diego Rodrigues Medeiros, garante que é só a empresa responsável pelas obras de pavimentação – Setep – avisar que a equipe começa a mudar a tubulação de local, prevista em um trecho de aproximadamente oito quilômetros.

"A Casan fez um orçamento para trocar toda a rede, mas custaria R$ 1 milhão. Para não atrapalhar a obra, optamos por apenas mudar o local. O custo operacional é baixo, mas dá mais trabalho. Já fizemos cerca de dois quilômetros", declara Diego.

Quanto à rede de energia, ainda não existe um entendimento claro de quem é a responsabilidade. Antes de 2007, o deslocamento era custeado pelo solicitante. Mas esta regra mudou um pouco nas obras contratadas pelo governo estadual. Em todo o trecho de 15,540 quilômetros, são aproximadamente 250 postes.

Segundo o Jornal Notisul, 2,4 milhões foi o valor investido até o momento no asfaltamento da SC-100. Faltam outros R$ 18,5 milhões, conforme o projeto. Já o acesso ao Farol de Santa Marta deve custar R$ 2.770.115,66.

O que já foi feito e o que falta

A SC-100, parte da futura Interpraias, começou a ser pavimentada em maio de 2011. Até agora, foram feitos três quilômetros de terraplanagem, oito quilômetros de obra de arte e 1,2 quilômetro de asfalto. São 15,540 quilômetros no total. Os trabalhos iniciaram pela balsa.

O projeto prevê ainda a pavimentação – com lajotas – do trecho de 2,280 quilômetros no acesso ao Farol de Santa Marta. Esta segunda etapa ainda nem começou a sair do papel. "Esta segunda parte vai começar depois do Carnaval", confirma o chefe de gabinete da presidência do Deinfra, Fernando de Fáveri.