Geral

Postos de gasolina devem exibir preços dos combustíveis antes do novo teto do ICMS; entenda

Medida foi decretada pelo governo federal nesta quinta-feira (7), mesmo dia em que a lei que abaixou o valor do ICSM para 17% passa a entrar em vigor no país

Divulgação

Um decreto que obriga os postos de combustíveis a exibir os preços dos aditivos antes da lei que baixou o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para 17% foi publicado pelo governo federal no DOU (Diário Oficial da União) desta quinta-feira (7).

A intenção com o decreto, segundo a Secretaria Geral da Presidência, é de que os consumidores estejam aptos a comparar os valores dos combustíveis antes e depois da redução do imposto, aprovada no último dia 22 de junho.

De acordo com o documento, a comunicação entre o posto de combustível e os consumidores deve ser “correta, clara, precisa, ostensiva e legível”. Para a Secretaria Geral da Presidência, “o objetivo final é oferecer ao cidadão comum um instrumento de transparência”.

“Isso deve o permitir identificar, de maneira fácil, rápida e prática, os postos que estão comercializando combustíveis com menores preços, e portanto, decidir onde abastecer o seu veículo”. Entretanto, em caso de descumprimento da regra, o documento não estabelece punições.

A regra entra em vigor nesta quinta-feira e permanece ativa até o dia 31 de dezembro de 2022.

ICSM

Foi no dia 23 de junho deste ano que Jair Bolsonaro sancionou o projeto de lei que limita o ICMS em 17% sob o diesel, a gasolina, a energia elétrica, as comunicações e os transportes coletivos. A sanção havia sido publicada em uma edição extra do DOU.

A lei visa conter os efeitos da inflação sob os produtos para que seus preços sejam reduzidos, visto que são essenciais aos brasileiros.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Procon autua posto de combustíveis por preço abusivo em Criciúma

Operação irá fiscalizar 40 estabelecimentos do município, três já foram autuados.

Ciclone em SC: Governo do Estado prorroga pagamento de ICMS para atingidos por evento climático

Com isso, os contribuintes poderão pagar o imposto referente ao mês junho até o dia 10 de setembro.

Procon fecha dois postos que vendiam gasolina adulterada em Laguna

O órgão interditou os estabelecimentos nesta quinta-feira (4), e irá solicitar à Secretaria da Fazendo a suspensão do alvará de funcionamento por cinco anos.

Nova taxação no ICMS através do Estado aumenta conta de energia do produtor rural

Agricultores catarinenses vão pagar mais caro a conta de energia elétrica a partir de abril. O alerta é do deputado estadual Ulisses Gabriel (PSD), que solicitou ao governo do Estado a revogação de portaria que reajusta o imposto para o segmento.