Geral

Potes de vidro viram peças utilitárias e decorativas

Com foco no artesanato sustentável alunas do curso de artesanato da Associação Cocal Arte aprendem a reciclar e reaproveitar produtos que seriam descartados.

Foto: Divulgação

Se o lixo é o destino certo para os potes de vidro que lotam a cozinha de casa, talvez você ainda não conheça o “upcycling”, o processo de transformação de descartes em novos materiais ou produtos utilitários. Foi pensando neste conceito que as alunas do projeto Mulheres Artesãs da Coopercocal estão aprendendo a produzir peças com ênfase ao artesanato sustentável.

“Iniciamos este novo trabalho com o intuito de focar em um dos principais objetivos do projeto que visa a questão de ensino aprendizagem do artesanato têxtil com o olhar voltado a utilização e aplicação de material reciclável, com a decoração de potes de vidros de conservas, para dar nova utilidade a estes objetos que sua função final seria o descarte”, explica a professora artesã Elis Dias Sangaletti.

Para a produção das peças são utilizadas técnicas de costura criativa unindo retalhos construindo uma decoração em forma de flores e fuxicos. “O fuxico é uma técnica no artesanato feito com recortes de retalhos em círculos alinhavado e franzido, que com harmonia de tons e cores compõem variados modelos de flores que agregam na decoração, estimulando também a criatividade de cada aluna”, comenta Elis.

“Depois que comecei a participar do curso tento dar um novo significado para coisas que iriam para o lixo. Depois que aprendi a reutilizar os potes, já presenteei e agora estou até pensando em fazer para vender, além de gerar uma renda extra também estou contribuindo para uma cadeia sustentável”, avalia a participante do curso Angela Zaccaron.

O projeto está com 5 turmas somando um total de 90 alunas. Algumas turmas já finalizaram a peça, outras ainda estão em processo de construção. De acordo com a professora é necessário de no mínimo quatro aulas para atingir o objetivo final. “Todos os anos trabalhamos com peças de natal, páscoa, decorativas e utilitárias, a reciclagem e o reaproveitamento de materiais já fazem parte de nossa metodologia de ensino. Estamos sempre em busca de novidades e técnicas diferentes para oferecer às nossas alunas”, conclui.

Notícias Relacionadas

Projeto da plataforma de vidro na Serra do Rio do Rastro volta a ser debatido

Reunião foi voltada a elaborar o documento para concessão do local, na Serra do Rio do Rastro, projetado para receber o empreendimento.

Pesquisa inédita de geração de energia tem bons resultados em Santa Catarina

Estudo desenvolvido no Sul do Estado busca tecnologia viável economicamente para realizar a captura de dióxido de carbono em indústrias de geração de energia a base de carvão

Morte de duas crianças em condomínio de Criciúma é investigada

Equipes da Vigilância Sanitária encontraram fezes de rato e barata em duas caixa d'águas próximas ao local

Ciclista é atropelado por motorista em fuga que transportava 211 kg de droga em SC

Segundo informações da PRF, o motorista foi preso; o caso aconteceu em Joinville, no Norte do estado