Geral

Prainha do Farol continua imprópria para banho em Laguna

Local é um dos únicos do Sul do Estado impróprio para banho no litoral, segundo Fatma

Foto: Arquivo/Rasgamar

Foto: Arquivo/Rasgamar

Mais de 20% dos pontos do litoral de Santa Catarina monitorados pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) estão impróprios para banho. Entre Imbituba e Passo de Torres, o destaque fica para a Prainha do Farol de Santa Marta, em Laguna que continua imprópria para banho.

Diversas manifestações já foram realizadas no local e saídas de esgoto clandestinas de estabelecimentos moradias foram lacradas no início deste ano. Ainda no Sul, outro ponto na mesma situação é a Praia do Porto, em Imbituba (esquerda do molhe).

O primeiro relatório de balneabilidade da temporada de verão 2016/2017 foi divulgado na última sexta-feira (2). Nos próximos meses, as coletas, análises e divulgação da qualidade das praias passam a ser semanais.

Ao todo, são analisados 214 pontos. Neste ano, foram incluídos três novos pontos: dois em Governador Celso Ramos e um em Imbituba.

Conforme o site G1 SC, em Florianópolis, 76% (57) dos locais analisados estão próprios para banho. Em todo litoral, 44 estão impróprios e 170 próprios (veja o relatório completo).

Conforme a Fatma, para dizer se um ponto é próprio ou impróprio, é analisada a presença da bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos. São necessárias cinco coletas consecutivas para se obter o resultado.

Confira aqui o relatório completo da Fatma.