Esporte

Pranchas voadoras chegam a Imbituba

Foto: Divulgação

Imbituba recebe, a partir de hoje até o próximo domingo, a 23ª Competição Anual de “SUP foil Surf” (surfe de stand up paddle com foil), que ocorre na Barra de Ibiraquera. O evento apresenta diferentes modalidades aquáticas, nas quais o competidor fica em pé nas pranchas, como windsurf, kitesurf e stand up paddle, e será o estágio final do circuito de SUP Surf 2017 no Brasil.

Porém, uma das modalidades está atraindo a atenção de todos: a divisão de “SUP foil Surfing”, que provavelmente será a primeira competição nacional desta categoria no mundo. O “SUP foil Surfing” é um esporte que cresceu significativamente desde 2016, primeiramente conduzido por um grupo de atletas havaianos, como Kai Lenny, Connor Baxter e Austin Kalama e, mais tarde, conquistando outros “picos” do planeta.

No Brasil, o esporte ganhou popularidade rapidamente em estados como Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio de Janeiro e aqui em Santa Catarina.

Na categoria, é feito o uso do foil, a ferramenta que levanta a prancha para fora da água, dando a impressão, a quem vê, que a prancha estaria “voando”. Apesar do foilboard ter sido inventado há algum tempo, a versão para stand-up paddle apareceu apenas no ano passado.

Organizada pela Confederação Brasileira de Paddle Standup – CBSUP, a competição irá contar com a presença de vários atletas, entre eles, o campeão do mundo em SUP Surf 2012, Leco Sazalar. Todas as informações sobre a competição, bem como regras gerais e transmissão ao vivo, estão no site dos eventos oficiais: ibiraquerawavecontest.com.br.

Com informações do Jornal Diário do Sul

Notícias Relacionadas

Big Wave tem ondas de até cinco metros no Farol de Santa Marta

Maresia Sul Catarinense de Surf 2017 é transferida para março, em Laguna

Falta de ondas adia campeonato válido pelo SCQS 6000, novo formato do Circuito Catarinense de Surf Amador, na praia do Cardoso.

Campeonato de Surf atrai 150 surfistas para o Arroio do Silva

O evento aconteceu no último final de semana, dias 03 e 04, e atraiu surfistas dos três estados do sul do Brasil, além de um peruano.

Luciano Huck visita projeto social em Imbituba