Trânsito

Prazo de entrega da Ponte Anita Garibaldi é mantido

Após audiência referente ao ritmo lento da obra, representantes do Dnit mantêm a data da liberação para maio

Foto:Julio Knoll / Divulgação / Notisul

Foto:Julio Knoll / Divulgação / Notisul

As lideranças políticas e empresariais de Santa Catarina estão “em cima” do governo federal nas cobranças referentes à obra sobre o Canal de Laranjeiras, a Ponte Anita Garibaldi, em Laguna. Uma possível paralisação dos trabalhos levou esta semana o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Conclusão das Obras de Duplicação da BR-101, o deputado federal Ronaldo Benedet, para uma audiência com o engenheiro responsável pela construção da ponte, Luiz Gustavo Zanin.

A empresa mantinha um ritmo acelerado de trabalho para entregar a obra até o próximo dia 15. Os operários atuavam até em turno noturno, mas com o atraso do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – Dnit nos pagamentos, desde novembro, o consórcio não consegue manter o ritmo por causa dos aditivos que devem ser pagos aos funcionários, como horas extras. “A empresa quer entregar a obra no prazo contratual, por isso vamos cobrar do Dnit uma informação”, destacou Benedet. O assunto será levado ao Ministério dos Transportes na próxima semana.

De acordo com o representante do Dnit, as obras da ponte prosseguem dentro do cronograma e com previsão de término em maio deste ano. Os pagamentos à construtora são regularizados à medida que o Tesouro Nacional repassa os recursos, conforme a programação. Na etapa atual da obra o Consórcio Camargo Corrêa reduziu a quantidade de trabalhadores para cerca de 400. Em tempo de maior pico, chegaram a trabalhar na construção 1,8 mil funcionários.

Iluminação

Outro tema destacado durante a reunião foi a iluminação da ponte. De acordo com o deputado federal, a empresa vencedora da licitação ainda não recebeu a ordem de serviço para começar a obra e o prazo contratual é de seis meses. “Também vamos cobrar agilidade do Dnit, pois eles nos garantiram que a iluminação estaria pronta juntamente com a ponte”, finalizou Benedet. 

A iluminação está a cargo do Consórcio Sadenco/Quantun que, conforme o representante do Dnit, aguarda a chegada de material para dar início às instalações. Estão previstos postes metálicos com luminárias de tecnologia LED de alto rendimento e consumo reduzido. O sistema a ser adotado permitirá maior eficiência energética e economia.

Além da iluminação das pistas estão previstas luminárias especiais no trecho estaiado da ponte, com iluminação decorativa nas torres de sustentação e estais. Canhões de iluminação darão efeitos e cores às estruturas.

A ordem de serviço para a iluminação da ponte foi emitida e o Consórcio Sadenco/Quantun espera concluir o trabalho antes do prazo contratual que é de 180 dias e inaugurar a iluminação juntamente com a ponte, no próximo mês de maio.

Andamento da obra

Conforme o site Notisul, atualmente os trabalhos estão na fase de concretagem da ponte e, na sequência, será feita a camada asfáltica, sinalização, colocação de barreira new jersei, entre outras.

Investimento

Com a duplicação da BR-101, a expectativa é zerar as filas na região. As obras da ponte de Laguna começaram em 2012 com um orçamento de R$ 597 milhões. Hoje se estima um investimento total em torno de R$ 650 milhões na construção.