Segurança

Prefeito assina Projeto de Lei para construção do CASE

Foto: Suzane Meireles

Foto: Suzane Meireles

O tão esperado terreno que vai abrigar o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) já é realidade. O prefeito municipal, Marcio Búrigo, assinou na tarde desta quinta-feira (21) o Projeto de Lei, que será levado à Câmara de Vereadores, para aprovação e assinatura dos legisladores, declarando o terreno de utilidade pública, sendo assim repassado para o Estado.

O terreno foi adquirido do agricultor Osmar Rodrigues, possui 60 mil m² e está localizado na comunidade de Espigão da Pedra. A área está localizada num espaço rural de Criciúma.

Segundo o prefeito, é necessário que se de um espaço adequado para que os adolescentes de Criciúma e toda Santa Catarina, possam se reabilitar, quando cometem algum crime. “Esse é um ato que precisa da consolidação de toda a população. O Case é um instrumento que vai contribuir com a renovação do menor infrator. Estivemos reunidos diversas vezes com entidades para conquistarmos esse novo espaço, e principalmente fomos desafiados a conquistar essa área. Apontamos seis áreas da cidade de Criciúma, e tivemos êxito em uma delas, por indicação da Secretária de Justiça e Cidadania. Assim que os vereadores votarem e assinarem, a área passará a pertencer ao Governo do Estado. Agradeço a cada uma das entidades que participaram do processo, para que o Case se torne realidade”, declara o prefeito Márcio Búrigo.

O terreno que vai abrigar a nova sede do Case, fica há aproximadamente um quilometro da BR-101, num local onde não há moradores próximos. Em contrapartida, o Governo do Estado repassará o espaço onde hoje está abrigado o Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep), da Vila Zuleima, para o município. No local será instalada a sede da Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA) e uma praça para lazer da comunidade.

De acordo com a secretária de Justiça e Cidadania, Ada De Luca, a construção é de extrema importância para a segurança da cidade, já que os infratores aprendidos terão um espaço adequado para serem internados. “Estou muito feliz por poder contribuir com a minha cidade e região. Em 90 dias será lançado o projeto licitatório para esta obra, que custará R$ 12 milhões. Esse terreno atende os requisitos necessários para uma construção deste porte. Estou radiante pela iniciativa do prefeito e pela rapidez do processo”, destaca Ada.

Conforme o delegado da polícia Civil, Marcio Campos Neves, a construção do Case vem ao encontro de uma necessidade antiga da cidade de Criciúma e de toda região. “Temos um apoio muito importante para a construção desse Case. Um estabelecimento dessa natureza só vem acrescentar, e muito, nos trabalhos que são desenvolvidos pelas polícias Civil e Militar. Como cidadão de Criciúma, agradeço pela segurança pública da minha cidade. O prefeito e os vereadores não precisavam ter aceitado, mas eles sabem que esse passo é necessário para a segurança da cidade e população, já que a maioria dos casos acontecem pelas mãos de adolescentes”, ressalta Neves.

Colaboração: Milena dos Santos