Saúde

Prefeito de Capivari de Baixo pode ser afastado para auditoria

A população protestará contra o fechamento da unidade de saúde hoje, em passeata.

Foto: Divulgação / Notisul

Foto: Divulgação / Notisul

O fechamento do Prontoatendimento 24 horas – PA 24h, de Capivari de Baixo, menos de um ano após a reforma, pegou a população de surpresa na última sexta-feira e promete ainda muitos desdobramentos. Com base neste fato e outras irregularidades apontadas, os vereadores avaliarão juridicamente a possibilidade de afastar o prefeito Moacir Rabelo (PP) do comando do executivo para que seja realizada uma auditoria.

“Vamos nos informar a respeito do Termo de Ajustamento de Conduta – TAC que o prefeito teria firmado com o Ministério Público para garantir a unidade aberta. Tem ainda outros problemas como falta de iluminação pública, apesar da arrecadação da Cosip girar em torno de R$ 95 mil, contratos irregulares com a Águas de Capivari, só para citar”, declara o presidente da Câmara de Vereadores, Jean Rodrigues (PSDB).

Os argumentos apresentados pela administração municipal para o fechamento do PA foram queda na arrecadação, aumento dos encargos trabalhistas e retenção mensal de recursos municipais nas esferas estadual e federal. Além disso, era mantido exclusivamente com recursos próprios, sem nenhuma participação de cofinanciamento estadual e federal, “o que vinha onerando de maneira significativa as finanças do município. Neste sentido, cabe ressaltar que os serviços de urgência e emergência em municípios com menos de 50 mil habitantes, como Capivari de Baixo, é de responsabilidade federal”, destaca nota divulgada pela prefeitura.

No mesmo dia, o secretário de saúde, Adam Dutra Machado, pediu exoneração do cargo que ocupava há cinco meses. Justificou que não concorda com o fechamento e tem divergências político-administrativas. Procurado pela redação do Notisul, o prefeito não foi encontrado ontem para falar sobre o assunto.

A população organiza uma passeata para hoje, a partir das 19h30min, para protestar pacificamente contra o fechamento do PA. Segundo o site Notisul, os participantes caminharão do Ginásio de Esportes Juan Manoel dos Santos até a sede do legislativo.