Política

Prefeito de Forquilhinha é o novo presidente da Amrec

Lei Alexandre foi eleito por unanimidade para o mandato de um ano

O prefeito de Forquilhinha, Vanderlei Alexandre (PP), é o novo presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). A escolha ocorreu durante Assembleia Geral Eleitoral nesta terça-feira (9), na sede da entidade, em Criciúma. Por unanimidade, prefeitos dos 12 municípios que integram a Amrec aprovaram o nome de Lei Alexandre para presidir o Conselho Executivo da associação pelo período de um ano. O vice-presidente eleito é o prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin (PP).

"A Amrec é um local de discussão e troca de experiências. Por isso, todas as oportunidades que tivermos junto aos Governos do Estado e Federal, vamos reunir os prefeitos para conversarmos", ressaltou o novo presidente. Ele ainda destacou a importância de a associação ser eficiente. "Temos que visar resultados para que os municípios estejam integrados, temos que unificar os discursos, traçar objetivos, metas e seguir com um planejamento estratégico", pontuou.

O presidente agradeceu a presença de todos e garantiu que vai se empenhar ao máximo para a Amrec ter cada vez mais visibilidade. "Vamos continuar com os cursos e capacitações, pois a qualificação profissional dos
servidores municipais é o nosso maior intuito", afirmou.

O Estatuto Social da Amrec prevê um sistema de revezamento durante a gestão para o cargo de presidente e demais integrantes dos conselhos. A divisão acontece entre os municípios membros respeitando a representatividade de cada partido, ou seja, a presidência deve ser ocupada pelo prefeito filiado ao partido com maior número de prefeitos eleitos na última eleição municipal, que ocorreu em 2012.

O ex-presidente da Amrec, prefeito de Orleans, Marco Antônio Bertoncini Cascaes, que esteve à frente da associação desde o início do ano, falou da alegria e satisfação em presidir a entidade. "Nossas conquistas acontecem graças à união que há entre os prefeitos da nossa região. Precisamos fortalecer a Amrec para enfrentar os desafios", salientou. Na oportunidade, o município de Balneário Rincão fez o pedido de filiação à associação e, novamente por decisão unânime, os prefeitos aprovaram e aceitaram o pedido do prefeito Décio Góes.

O prefeito ainda agradeceu a espera na escolha do novo presidente, que se deu por conta das eleições suplementares em Criciúma e Balneário Rincão. "Eu e o Márcio Búrigo nos sentimos homenageados e emocionados por isso. Nosso sentimento é de agradecimento por terem esperado, foi um gesto bonito e importante, que confirma o desejo de unidade regional que vamos exercitar em quatro anos", observou. O prefeito de Criciúma também lembrou a condescendência do gesto, "pois estávamos em embargos eleitorais. Meu muito obrigado a todos", disse.

A Amrec é formada pelos municípios de Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga e tem uma população superior a 400 mil habitantes.

Composição completa da nova diretoria da Amrec:

Conselho Executivo
Presidente: Vanderlei Alexandre – Prefeito de Forquilhinha – PP
1º vice-presidente: Ademir Magagnin – Prefeito de Cocal do Sul – PP
2º vice-presidente: Fabrício Kusmin Alves – Prefeito de Lauro Müller – PSD
1º secretário: João Réus Rossi – Prefeito de Treviso – PMDB
2º secretário: Décio Gomes Góes – Prefeito de Balneário Rincão – PT
1º Tesoureiro: Agnaldo David Maccari – Prefeito de Morro da Fumaça – PSD

Conselho Fiscal – Titulares
1.    Márcio Búrigo – Prefeito de Criciúma – PP
2.    Marco Antônio Bertoncini Cascaes – Prefeito de Orleans – PSD
3.    Hélio Roberto Cesa – Prefeito de Siderópolis – PMDB

Conselho Fiscal – Suplentes
1.    Murialdo Canto Gastaldon – Prefeito de Içara – PT
2.    Evandro Luis Gava – Prefeito de Nova Veneza – PP
3.    Johnny Felippe – Prefeito de Urussanga – PMDB

Diene Lemos/Assessoria de Imprensa da AMREC
 

  • 32b6927de7746af153d11b60197717b6
  • p17noj3incun31upgfms1vf11m7d3
  • p17noj3inc1a90hkaac16t8oq4
  • p17noj3incf6l1ogt27m1g601ql35