Turismo

Prefeito de Lauro Müller e presidente do Ecomuseu viajam a Brasília para reunião nesta terça-feira (18)

A reunião foi uma convocação da Frente Parlamentar e da ICMBio

Divulgação

O prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella, e o presidente do Conselho do Ecomuseu Serra do Rio do Rastro, Claudio Lottin, viajam nesta segunda-feira (17) para Brasília. O objetivo da viagem é se reunir com a Frente Parlamentar e o ICMBio para defender o Eco Museu e as terras de Lauro Müller.

Após a implantação da Lei nº 13.273/2016, que trata dos limites do Parque Nacional de São Joaquim, algumas áreas do município de Lauro Müller e do Eco Museu passaram a pertencer ao Parque e saíram dos domínios da cidade. Nesta terça-feira o prefeito Valdir Fontanela, juntamente com o presidente do Eco Museu, apresentará a importância das terras para Lauro Müller.

“Com o Parque de São Joaquim temos um prejuízo muito forte, principalmente a agricultura. A nossa agricultura cresceu mais nos últimos anos que a Amrec e mais que o Estado. Temos uma matéria muito forte para abrigar no ICMBio, que não podemos deixar as nossas terras envolvidas no Parque Nacional de São Joaquim”, comenta Fontanella.

A reunião ocorre nesta terça-feira (18) às 11h na sede do ICMBio. A convocação dos municípios envolvidos foi feita pela Frente Parlamentar Catarinense, por meio da deputada federal Carmen Zanotto, e o ICMBio. Essa é mais uma das reuniões desde que a lei foi implantada.

O prefeito Valdir lamenta a demora para corrigir a situação. “Infelizmente estamos na estaca zero, porque toda vez que avançamos um pouco surge um passo novo. Quando avançamos com o ministro, ele perdeu o mandato. Quando avançamos com o presidente do ICMBbio, houve a troca do presidente. Agora vamos de novo do início do processo. Isso me aborrece muito, porque as nossas lutas sempre voltam para a estaca zero”, lamenta.

Fontanella ainda destaca que desde o início sempre alertou os deputados de que a lei é prejudicial para Lauro Müller. “A primeira vez que fui ao Fórum Parlamentar falei que se eles encampar o ICMBio vão estar decretando a falência do município. Houve uma revolta dos deputados, mas é a realidade. Não podemos abrir mão do que é nosso, do que os nossos antepassados nos deixaram. Já que a natureza deu para Lauro Müller essa maravilhosa terra, temos que manter, seja com o Eco Museu ou com outra maneira. Temos que ter essas terras e seu domínio. Não queremos perder o que é nosso”, conta o prefeito.

Segundo Valdir, o principal motivo de incorporarem as terras no Parque de São Joaquim é ter como área turística a Serra do Rio do Rastro. “Não tenho dúvida que seja para abocanhar o que é nosso e a maravilha que a natureza nos deixou. A Serra do Rio do Rastro vem se destacando a nível nacional e internacional. Isso chama a atenção do ICMBio, porque eles querem algo que seja produtivo para o turismo e nada mais justo que a Serra do Rio do Rastro, para eles terem uma atração e fortalecer a sua arrecadação”, comenta Valdir.

Para melhorar cada vez mais o turismo e a Serra, o governo municipal já está atrás de ações e projetos que contribuirão com o cartão postal. “Temos que lutar e desenvolver a Serra. Estamos negociando com o Governo do Estado para que possamos, através de um convênio, fazer a limpeza e as roçadas das estradas estaduais que cortam o nosso município. Pensamos no turismo e no desenvolvimento e podemos fazer algo diferente. Vamos fazer esse convênio junto ao Governo do Estado e fazer com que as rodovias tenham uma melhor aparência. As pessoas vão poder vir e ver uma cidade organizada, bonita e tranquila. Nos próximos dias está saindo a licitação para inovarmos todo o centro da nossa cidade. Então estamos fazendo o que é possível fazer: brigando para que as nossas terras não saiam dos domínios do município, lutando para que tenhamos os caminhos turísticos e fazendo a inovação do centro da cidade. Queremos, no futuro, uma cidade que vive historicamente do turismo. Isso sempre foi o meu pensamento”, destaca o prefeito.

A esperança é que a reunião traga boas notícias para os lauromulenses preservando as terras que são do município.

Notícias Relacionadas

Idosos da Inclusão Digital e Alfabetização de Lauro Müller escrevem cartas contando cotidiano durante pandemia

O acompanhamento feito aos idosos integrantes do programa é feito pelo Governo do Município, através da Secretaria de Assistência Social de Lauro Müller e do Centro de Referência em Assistência Social (Cras).

Governo de Lauro Müller inicia obras para revitalização em Centro de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, no Barreiro

O novo serviço vai atender jovens e adolescentes que integram o serviço coordenado pelo Cras, dando acompanhamento em local adequado e revitalizado.

TRF4 manda afastar do cargo prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, preso na Operação Chabu

Determinação é que fique 30 dias fora das funções e não faça contato com demais suspeitos de envolvimento na operação. PF investiga a violação de sigilo de operações policiais

No mês de aniversário do ECA, Conselho Tutelar de Lauro Müller faz resumo da história e ações no município

Para lembrar e celebrar o aniversário do ECA, o Conselho Tutelar de Lauro Müller montou um histórico das ações realizadas desde 1994, ano de criação do órgão no município.