Saúde

Prefeito Décio Góes reivindica mais médicos em Florianópolis

Foto: Agência Alesc

Foto: Agência Alesc

Em roteiro cumprido em Florianópolis nessa quarta-feira (11), o prefeito Décio Góes esteve na Secretaria Estadual de Saúde, onde se reuniu com o coordenador estadual do Programa Mais Médicos, Paulo Orsini. O Chefe do Executivo relatou a situação do novo Município, que teve o quadro de médicos desequilibrado nesta última semana devido ao pedido de demissão de dois dos médicos que passaram no concurso.

“Dois profissionais admitidos através de Processo Seletivo pediram afastamento, optando por atuar em Criciúma, onde foram aprovados em Concurso Público. Outro médico está de férias, e por motivos particulares, um dos clínicos gerais não pôde comparecer ao trabalho no período da manhã de terça-feira, 10, o que causou um transtorno ainda maior para os pacientes”, relatou Décio, solicitando a vinda de mais profissionais médicos para o Município.

Segundo o coordenador, no próximo dia 16 a coordenação do programa vai se reunir para definir os possíveis remanejamentos dos médicos nas cidades catarinenses, seja pela não adaptação, excesso de profissionais ou outros motivos que justifiquem a redistribuição. “Nesse contexto, o Balneário Rincão estará entre os municípios que reivindicam mais médicos”, disse o coordenador estadual.

Além da reunião realizada na capital, a Secretaria de Saúde do município já realizou a chamada de outro médico aprovado no Processo Seletivo que, cumpridos os trâmites burocráticos, poderá assumir imediatamente. Também buscou o apoio do município de Içara, que irá ceder um médico temporariamente no Balneário Rincão.

Complexo Lagunar

Ainda cumprindo roteiro em Florianópolis, o prefeito também participou do encontro da Comissão de Turismo e Meio Ambiente, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), onde reforçou a discussão sobre a preservação das lagoas do Sombrio e do Caverá e uma solicitação para a criação de uma unidade de conservação na região. A medida é fundamental para reverter os problemas ecológicos nos mananciais, considerados as maiores reservas de água doce em Santa Catarina.

Ele finalizou a peregrinação na Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, onde acompanhou o processo para a implantação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Município.