Geral

Prefeito Olavio Falchetti passará por cirurgia para retirada de tumor

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O prefeito de Tubarão, Olavio Falchetti, sofrerá uma intervenção cirúrgica até o fim de setembro, em data a ser definida, para a retirada de um tumor na próstata. A informação foi confirmada na tarde desta sexta-feira (20).

O câncer foi descoberto através de exames de rotina periodicamente realizados pelo prefeito. "É um caso potencialmente tratável, especialmente pelo diagnóstico precoce. O tratamento será inicialmente cirúrgico. Após a operação, o resultado da biópsia nos indicará se haverá a necessidade de um tratamento complementar", explicou o urologista Sandro Brum, que está acompanhando o caso.

O prefeito Olavio Falchetti realiza exames gerais com frequência e, em anos anteriores, não havia surgido nenhum indicativo do tumor.

O período que será necessário para a pronta recuperação do prefeito será definido após a cirurgia. "O governo manterá a população permanentemente informada sobre o andamento do tratamento do prefeito, tratando do tema com transparência. Quanto à recuperação, ela precisa proporcionar ao prefeito o retorno ao trabalho nas melhores condições possíveis para prosseguir o seu trabalho", informou o secretário de Governo, Matheus Madeira.

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.

A grande maioria dos casos de câncer de próstata, o tumor cresce de forma tão lenta que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Quando diagnosticada precocemente, a chance de cura total atinge 90%.